Lifestyle

Mealhada e leitão recebem prémio da gastronomia

A Bairrada voltou a ocupar um lugar de relevo nas galas que distinguem o que de melhor se faz no setor do vinho e da gastronomia em Portugal.

Desta vez a região arrecadou dois galardões: o de ‘Melhor Destino Gastronómico’ e o ‘Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos’, atribuídos à Mealhada e ao Rei dos Leitões, respetivamente.

A cerimónia em questão era a da revista ‘WINE – A Essência do Vinho’ que revelou os seus ‘Melhores do Ano 2016’, na sexta-feira.

“Digam o que disserem, este é um verdadeiro case study. Há aldeias, vilas, cidades e regiões que são conhecidas por uma determinada tipologia gastronómica, lugares que motivam viagens gastronómicas (…), mas dificilmente haverá outro lugar onde um prato [leitão assado em forno a lenha] é pretexto suficiente para romarias diárias a dezenas de restaurante”, justificou a organização.

©Revista_WINE_A_Essencia_do_Vinho_Rei_dos_Leitoes_LiciniaFerreira_BR

Um desses restaurantes é precisamente o Rei dos Leitões, eleito por ter o ‘Melhor Serviço de Vinhos do Ano 2016’.

Fundado em 1947, ocupa o número 17 da EN1 – Avenida da Restauração. Liderado por Licínia Ferreira (proprietária, que aparece na fotografia) e Paulo Rodrigues, o leitão é o protagonista, mas a carta surpreende pela diversidade de carnes, peixes e mariscos, e pela presença de pratos vegetarianos.

“A carta de vinhos é completíssima, das melhores que conhecemos em Portugal. É grande, enorme em todos os aspectos: está organizada por regiões e em cada região por ordem decrescente dos preços [que são justos]. (…) As temperaturas são correctas, os copos estão adequados aos diferentes tipos de vinhos, há decanters”, constata a WINE.

“A Bairrada está ali presente, mas não existe a tentação de limitar as escolhas a um âmbito regional, o que se aplaude e é diferenciador face à concorrência das proximidades. (…) Paulo e Licínia estão de parabéns pela grande atenção e dedicação que prestam ao vinho. E ajudam-nos a provar que também na restauração tradicional é possível existir um serviço de vinhos de grande nível e destacar-se um profissional [o escanção Pedro Santos] para dele se ocupar em exclusivo”, acrescenta a publicação especializada que celebrou 10 anos no evento.