Atualidade

Mário Soares morre aos 92 anos

Estava internado desde a madrugada de 13 de dezembro, depois de se ter sentido mal, e logo o seu estado de saúde se revelou preocupante. O antigo Presidente da República acabou por não resistir e morreu hoje, 7 de janeiro. Tinha 92 anos.

Mário Soares deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, tendo sido levado depois para os Cuidados Intensivos.

Esteve inconsciente, acabou por ter uma ligeira melhoria, mas o prognóstico sempre foi reservado.

O filho João e a filha Isabel acompanharam o progenitor ao seu lado, na unidade de saúde, assim como o sobrinho e médico Eduardo Barroso. Foi este, aliás, quem falou sempre aos jornalistas.

mario-soares-4

“A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente”, disse Eduardo Barroso à saída do hospital, no primeiro dia de internamento do tio.

“O tiozinho, como gosta de ser chamado, não reage ainda ao estímulo auditivo. Faço-lhe uma festa no braço e aperto um bocadinho e ele já reage à dor. É nisto que falamos em termos de melhoria no aliviamento do coma em que ele está”, explicou o neurocirurgião de profissão, no dia seguinte em direto no ‘Jornal das 8’ da TVI.

O estado de saúde do fundador do Partido Socialista (PS) agravou-se no último mês, sendo que a última vez que apareceu em público foi a 28 de setembro numa homenagem à mulher Maria Barroso, falecida em julho de 2015.