Cultura

Livraria Lello faz 111 anos e é o público que recebe prendas

Esta sexta-feira celebra-se o 111º aniversário de uma das livrarias mais bonitas do mundo. A Lello, junto à Igreja dos Clérigos, no Porto, tem todo um programa pensado para o cliente.

Às 10h00 de hoje, 13 de janeiro, serão abertas as portas a todos os visitantes, gratuitamente, e vão-se oferecer aos primeiros 111 visitantes um exemplar do livro infantil intitulado ‘Na livraria mais bonita do mundo’, que é uma edição da própria Livraria Lello.

Uma hora depois haverá música. A ‘rapper’ portuense Capicua apresenta o seu livro/disco ‘Mão Verde’ numa pequena atuação.

Pelas 11h30 serão inauguradas as primeiras montras temáticas de 2017 da Livraria Lello, com coordenados da marca portuguesa Storytailors, apresentando vestidos inspirados na azulejaria e na porcelana portuguesas, em exposição até 28 de fevereiro.

Um dos destaques da programação para 2017 é o lançamento de um projeto no primeiro trimestre que visa a venda e entrega de livros em qualquer país do mundo, sem custo adicional. Também será realizado um jantar especial, entre maio e junho, em homenagem ao pintor Salvador Dali e ao livro da sua autoria intitulado ‘Les dîners de Gala’, publicado em 1973 e reeditado em 2016 pela Taschen, tendo como curador o ‘chef’ Pedro Lemos, que vai lançar o desafio a alguns cozinheiros de prestígio internacional para reinterpretarem algumas das 136 receitas gastronómicas que constam naquela obra.

Durante este ano vão ser assinalados os “Dias Nacionais” e serão homenageadas as nacionalidades dos visitantes que receberam nos últimos tempos com 12 dias nacionais, começando já no dia 11 de fevereiro a assinalar o dia da fundação nacional do Japão, e a 21 de abril o Reino Unido com o aniversário da rainha.