Atualidade

Kim Burrell, a mulher mais odiada pelos homossexuais

É uma cantora de gospel e pastora norte-americana. Kim Burrell podia estar a atravessar uma fase boa da sua carreira, atendendo ao facto de que interpreta uma canção, com Pharrell Williams, que faz parte da banda sonora do filme ‘Elementos Secretos’.

O filme estreou nos EUA a 6 de janeiro (em Portugal temos de esperar por 2 de fevereiro) mas não é isso que a deixou mundialmente conhecida.

Kim Burrell teceu comentários homofóbicos numa cerimónia que presidiu na Igreja Internacional da Fraternidade do Amor e da Liberdade, em Houston, Texas. O vídeo saltou para a internet esta semana e tornou-se viral.

Usou depois a sua página de Facebook – entretanto tornada privada – para explicar tudo. “Eu nunca disse que todos os gays vão para o inferno. Eu nunca disse LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) … Eu disse ‘pecado’ (…) A todas as pessoas que estão lidar com um espírito homossexual, foi isso, eu amo-vos, Deus ama-vos, mas Deus odeia o pecado que existe em vocês e em mim. Tudo aquilo que é contra a natureza de Deus”, afirmou.

Mesmo assim não se livrou das críticas que se seguiram. Primeiro de Ellen DeGeneres, já que a cantora iria com Pharrell atuar no programa. Mas só este apareceu.

“Para aqueles que estão a perguntar, Kim Burrell não vai aparecer no meu programa”, justificou Ellen.

Também Pharrell, com quem Kim interpreta ‘I See a Victory’, se demarcou da polémica. “Condeno qualquer tipo de discurso de ódio. Não há espaço no mundo para qualquer tipo de preconceito. A minha maior esperança é inclusão e amor para toda a humanidade em 2017 e além”, acrescentou depois no Instagram.

kim-burrell-e-pharrell-williams

Também as protagonistas do filme já reagiram. “Estou pessoalmente exausta com a ignorância e arrogância de vida de algumas pessoas. Às vezes quero dar um murro, quero bater em tanta gente quando leio e ouço essas m… que saem da boca delas”, disse Janelle Monae.

Já Octavia Spencer disse que “todos nós somos filhos de Deus e iguais nos seus olhos. Ódio não é a resposta. Intolerância não é a resposta”.

Kim Burrell, que iria gravar a música ‘Godspeed’ do último álbum de Frank Ocean, também perdeu esse trabalho. É que Frank é gay assumido.

Reveja a atuação da pastora no programa de Jimmy Fallon, antes da polémica rebentar: