Atualidade

Já há quem lucre com a nova Primeira-Dama dos EUA

Não nos estamos a referir a estilistas, mas sim a um país. Ou melhor, a uma cidade da Eslovénia.

Sevnica, onde nasceu, já está a lucrar com o facto daquela ser a nova Primeira-Dama dos Estados Unidos da América. E de forma bem original: ele há tours, bolos, pantufas e hambúrguer. Tudo com o apelido de Melania e Donald no meio.

Quem teve olho para o negócio foi o Turismo esloveno. “O interesse mundial pela Eslovénia explodiu graças a Melania Trump e isso logo no momento em que o marido anunciou a candidatura às presidenciais”, explicou à AFP Livija Kovac Kostantinovic, do gabinete turístico do país.

Para muitos norte-americanos deve ter sido a primeira vez que ouviram falar na ex-república da Jugoslávia, com dois milhões de habitantes. Tanto é que entre janeiro e outubro do ano passado o número de turistas dos EUA aumentou 11% em relação ao mesmo período de 2015.

Imagem: NBC News
Imagem: NBC News

Quem viajar para Sevnica, com apenas cinco mil habitantes, pode então escolher uma das várias tours existentes que passam pela casa e pela escola de Melania Knavs. Se preferir ir à pastelaria Julija, pode comer uma fatia do bolo Melania por três euros. Também há bombons Melania, pantufas Casa Branca da Kopitarna, desenhadas por uma designer eslovena e com pompons, a custar 50 euros, e um hambúrguer Trump à venda na pizzaria Rondo.

Melania Knavs nasceu naquela cidade há 46 anos, filha de uma empregada de uma fábrica têxtil e de um vendedor de automóveis. De lá saiu para Milão para seguir a carreira de modelo e chegou a nova Iorque em 1996. Dois anos depois conhecia Donald Trump, com quem casou em 2005 e de quem tem um filho, Barron, de dez anos.