Atualidade

Hoje é dia de Globos de Ouro: 10 curiosidades

A cerimónia que inaugura a temporada de prémios em Hollywood será apresentada por Jimmy Fallon e acontece a cerca de um mês dos Óscares, que serão entregues no dia 26 de fevereiro.

  • A primeira cerimónia foi realizada em 1944 durante um almoço na 20th Century Fox, com vencedores eleitos em cinco categorias – Melhor Filme, Melhor Ator e Atriz e Melhor Ator e Atriz Secundário, mas a estatueta foi criada em 1946.
  • A razão pela qual são personalidades a apresentar os prémios e a gala remonta a 1958, quando Rat Packers, Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. invadiram o palco, com whiskeys e charutos na mão, e assumiram o espetáculo para deleite da audiência. O desempenho foi repetido no ano seguinte (desta vez a pedido da Hollywood Foreign Correspondents Association) e desde então a fórmula mantém-se.
  • Mais de 250 milhões de telespectadores vêem mundialmente os Globos de Ouro. A primeira emissão local foi em 1958 e nacional foi em 1964.
  • 2 em cada 3 vezes que um filme é nomeado tanto para os Globos de Ouro como para os Óscares, ganha ambos os prémios: nos últimos 68 anos, 35 vencedores do Globo de Ouro para Melhor Filme Dramático e 13 vencedores para Melhor Comédia ou Musical ganharam o Óscar para Melhor Filme. A última vez que isso aconteceu foi em 2014, com “12 Anos Escravos”, mas filmes como “O Artista”, “Quem quer ser milionário?”, “Senhor dos Anéis: O regresso do Rei”, “Chicago”, “Beleza Americana”, “Titanic”, “O Paciente Inglês”, “Forrest Gump”, “A Lista de Schindler”, “Amadeus”, “Rocky”, “Voando sobre um ninho de cucos”, “O Padrinho”, “Música no Coração”, “My Fair Lady” e “West side Story” mereceram a mesma distinção.
  • “Voando sobre um ninho de cucos” é o filme que apresenta a pontuação mais perfeita de sempre, com 6 nomeações e 6 vitórias. É o único filme a ter ganho todas as 5 grandes categorias: Melhor Filme Dramático, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Realizador e Melhor Guião. Os maiores fracassos de sempre foram registados por “Quem tem medo de Virginia Woolf?” (1967) e “O Padrinho, Parte III” (1991) com sete nomeações e nenhum Globo.
  • O filme com mais nomeações de sempre é “Nashville” de 1976 (11 no total), que curiosamente só ganhou um Globo para “Melhor Música”, “I’m Easy” de Keith Carradine. “Cabaret” (1973), “Bugsy” (1992), and “Titanic” (1998) estão empatados com 8 nomeações. Este ano a versátil Meryl Streep é nomeada pela 30.ª vez, consolidando o seu recorde para maior número de nomeações (30) e vitórias (8). O seu primeiro globo foi em 1980 como Atriz Secundária no Filme Dramático “Kramer vs. Kramer” e a última foi em 2012 pelo seu papel principal no Filme Dramático “A Dama de Ferro”.
  • Apenas 3 atrizes partilham a honra de ter ganho 2 Globos no mesmo ano com papéis em filmes diferentes: Sigourney Weaver, Joan Plowright e Kate Winslet. Mas é Jamie Foxx a personalidade com mais nomeações no mesmo ano: Melhor Ator Musical ou Comédia em “Ray”, Melhor Ator Secundário Dramático em “Colateral” e Melhor Ator Mini Série ou Telefilme, “Redemption”.
  • Em 2017, dos 71 atores nomeados nas 14 categorias, 27 já ganharam no passado uma estatueta nos Globos de Ouro, 16 já tinham sido nomeados e 28 são nomeados pela primeira vez. Apenas 24% dos atores nomeados não são norte-americanos.
  • O vencedor mais novo de sempre foi Ricky Schroeder, de 9 anos, e a mais velha Jessica Tandy, com 80 anos. Este ano, por entre 50 fotógrafos profissionais presentes na passadeira vermelha estará Ace Tombolini-Campbell, uma adolescente de 13 anos que sobreviveu a um tipo raro de cancro nos rins. Ace estará ao serviço da Pablove Foundation, um programa de apoio a crianças com cancro, presente nos Globos de Ouro pela 3.ª vez. Ace é ginasta, cinto roxo em Tae Kwan Do, toca violino, está a aprender a pilotar e quer um dia ser professora, médica, artista ou presidente.
  • Apenas 3 galardoados recusaram o prémio:
    – Os produtores de “Z” (1970) recusaram o Globo para Melhor Filme Estrangeiro porque queriam ser incluídos na categoria para Melhor Filme;
    – Marlon Brando recusou tanto o Globo como o Óscar para Melhor Ator em “O Padrinho” (1973) para protestar contra o imperialismo e racismo americano;
    – Ving Rhames entregou o seu Globo em 1998 como Melhor Ator na Mini Série “Don King: Only in America” ao ídolo Jack Lemmon.
  • Esta será a 74.ª Gala dos Globos de Ouro. Personalidades como Alan Rickman, David Bowie, Pat Harrington, Prince, Muhammad Ali, Carrie Fisher e Debbie Reynolds serão lembradas e homenageadas. O apresentador que protagonizou o maior número de galas foi Ricky Gervais, com 4 presenças em 2010, 2011, 2012 e 2016.

15940421_1418412458200768_6675103917243792449_n