Televisão

Filipa Areosa rapa o cabelo para enfrentar cancro da mama em novela

A cena já está gravada e promete ser muito emocionante. ‘Mafalda’, a personagem que a atriz interpreta em ‘Amor Maior’, vai descobrir que tem cancro da mama.

Pouco depois de saber da doença e antes de iniciar os tratamentos, a personagem opta por rapar o cabelo, para não ter de o ver a ficar “cada vez mais fraco e a cair”. E Filipa Areosa cortou mesmo o cabelo durante as gravações, que decorreram esta terça-feira, dia 3.

Para tal contou com a ajuda de Rúben Gomes, o ‘Sebastião’ da trama da SIC, que namora com ‘Mafalda’.

“Corta. Quero despachar já isto”, pede ‘Mafalda’ a ‘Sebastião’, mostrando-lhe uma tesoura e uma máquina elétrica.

“Vais deixar de gostar de mim quando estiver careca?”, pergunta-lhe a personagem de Filipa Areosa. “Nunca vou deixar de gostar de ti, estejas como estiveres. E vais ficar linda sem cabelo”, responde Rúben Gomes.

filipa-areosa-rapa-cabelo-novela-amor-maior

Outros casos na ficção
E o que é facto é que ficou igualmente bonita. O ato de Filipa Areosa não é uma novidade. Já outras atrizes tiveram de rapar o cabelo por conta do trabalho: umas porque as personagens assim o pediam, outras porque também enfrentavam doenças oncológicas na ficção.

No mundo das novelas nacionais, todos se lembram da cena em que Fernanda Serrano chora ao ver cair o cabelo. Estávamos em 2004 e a atriz entrava na telenovela ‘Queridas Feras’, da TVI. Quis assim dar realismo à personagem ‘Mónica’, que sofria de cancro na mama.

Por ironia do destino, teve de enfrentar a mesma doença na vida real, quatro anos depois. Tinha acabado de ser mãe pela segunda vez. Venceu o cancro no final de 2008.

Também bem presente na nossa memória está a cena em que Carolina Dieckmann, ou melhor a sua personagem ‘Camila’ na novela brasileira ‘Laços de Família’ (2000), está sentada em frente ao espelho e vê cortarem-lhe os longos cabelos.

Também Anne Hathaway (‘Os Miseráveis’), Charlize Theron (‘Mad Max: Estrada da Fúria’), Natalie Portman (‘V de Vingança’) e Demi Moore (‘G.I. Jane’) tiveram de passar pelo mesmo para encarnar personagens.

Mais recentemente foi Millie Bobby Brown, de 12 anos. A atriz da série ‘Stranger Things’ foi convencida pela colega do elenco Winona Ryder a rapar o cabelo. Millie interpreta ‘Eleven’, que tem poderes sobrenaturais.