Atualidade

Fernando Tordo incendeia net com morte de Soares e Cavaco Silva

Uma simples publicação, que já foi apagada pelo próprio, deixou as redes sociais a ferver. O cantor fez um comentário no Facebook no dia do funeral de Mário Soares, envolvendo o nome de Cavaco Silva, e a polémica estalou.

A mensagem – sobre a ausência do ex-Primeiro-Ministro e antigo Presidente da República na última despedida a Soares – foi a seguinte:

post-fernando-tordo-morte-de-soares-e-cavaco

O post começou a ser partilhado na internet acompanhado de elogios e, sobretudo, insultos a Fernando Tordo.

Houve quem achasse graça ao facto, houve quem visse ali um ‘desejo’ do cantor, atualmente a viver no Brasil. E houve quem trocasse acusações entre si: de um lado da barricada os que defendem Mário Soares e que o querem ver no Panteão Nacional (até já há uma página no Facebook para esse efeito), do outro os que insultam o falecido estadista, que jaz no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

“Fui à página do Fernando Tordo para confirmar esta imbecilidade, pensei que fosse alguma manipulação, piada de mau gosto. Mas infelizmente foi mesmo da autoria do Fernando Tordo. Simplesmente triste, tanto podia dizer mas ficou-se pela mesquinhez….”, comentou uma cibernauta.

“Do que não tenho dúvidas nenhumas é que, quando for o Cavaco e por cá andarmos, verão os ataques e comentários dos que hoje se indignam com os feitos ao MS!! A esquerdalha é perita em mostrar a sua “indignação”! Sempre muito democratas…”, comentou outra.

“Os ressabiados da subsídio-dependência a mostrar a categoria intelectual que têm” e “Mas ele não está no Brasil ?? É que isto é tão mau….chau !!!!!!!!” foram outras das reações, que se referem ao facto de Fernando Tordo ter ido viver para Terras de Vera Cruz por escassez de trabalho em Portugal.

O cantor apagou entretanto a publicação e já fez um esclarecimento público no Facebook.

“Quem na frase que aqui escrevi ontem conseguiu ler que eu desejava a morte a alguém, que saia já. A porta desta minha página tem uma virtude, como a de todos: está sempre aberta, para entrar e para sair. E eu dou uma ajuda. É simples, como sabem. Basta um clique, “bloquear”. Claro que fui eu quem escreveu a frase, e claro que fui eu quem a retirou”, salientou hoje, dia 11.

Mesmo assim a polémica continua: nos comentários lê-se mensagens de apoio a Tordo, noutros insultos “às viúvas do Soares”.

Fernando Tordo conheceu Mário Soares quando andava no Colégio Moderno, fundado pelo pai daquele, João Lopes Soares.

“Conheci-o tinha ele 35 anos. Como aluno, como artesão da Música e como cidadão tratou-me sempre muito acima do que eu pudesse merecer. Nunca fui “soarista”, ou do PS. Lamento muito não estar em Portugal para poder ir dar um abraço aos filhos dele”, escreveu depois de saber da notícia da morte.

Esta quarta-feira é o terceiro e último dia de luto nacional. Esta tarde, a Assembleia da República realiza uma sessão evocativa do antigo Chefe de Estado e fundador do Partido Socialista.