Atualidade

Ex-editora da Victoria’s Secret revela segredos de sessões fotográficas

No geral os “anjos” são todas muito magras e são usados artefactos, na própria lingerie ou na pós-produção, para que aparentam ser curvilíneas. Também aparecem nas fotos sem a zona cinzenta da axila, normal em qualquer pessoa, e sem pêlos encravados, celulite e estrias. Não é que não os tenham. É mesmo porque são usados muitos retoques nas imagens.

O que até aqui já se desconfiava é cada vez mais uma certeza: nem os anjos da Victoria’s Secret (VS) são perfeitas.

Quem o garante agora é uma ex-editora de imagem da marca de lingerie, que não quis dar a cara nem o nome, em entrevista ao site ‘Refinery29’.

A carreira da profissional passou por fazer retoques de imagem para várias marcas, entre as quais a VS, que se recusou a comentar a notícia.

“No início, retocar uma foto significava deixar a imagem mais limpa. Fazer pequenos ajustes, como clarear o tom de uma camisa. Mas, eventualmente, alguém se perguntou: ‘se eu posso manipular o fundo dessa imagem, por que não manipular o corpo?'”, começou por lembrar a antiga editora.

Ao início acompanhava no cenário as sessões fotográficas. E logo aí percebeu que todas as modelos usavam extensões de cabelo e enchimento (soutiens cor de pele e push-ups) quando vestiam fatos-de-banho e biquínis. “Na vida real, quando tu vestes um biquíni ou fato-de-banho sem alças, não existe possibilidade de aparecer um decote. A gravidade não o permite”, salientou.

Não aqui. Até porque em qualquer campanha da VS, as manequins parecem ser todas voluptuosas. Posto isto, seria de esperar que a marca optasse por contratar modelos mais curvilíneas, mas isso não acontece. E há uma razão simples.

“Porque elas não vendem. A Victoria’s Secret já testou diversos tipos de corpo, mas não surtiram efeito nos bolsos dos consumidores. Dito isso, a ditadura da magreza é, parcialmente, culpa nossa, de quem compra e veste os produtos”, assegurou a antiga profissional da empresa, acrescentando que isso aconteceu uma vez (a contratação de modelos curvilíneas) mas não funcionou nas vendas dos produtos.

Em novembro, quando a VS mostrou Jasmine Tookes com o ‘Fantasy Bra’ deixou sair imagens não editadas da modelo. Nelas via-se as estrias da modelo.

“Há modelos que nem se depilam e posam para a campanha com o pêlo da axila bem à mostra”, adiantou a editora. O mesmo se passa com os pêlos encravados na zona da virilha.

“As modelos têm as mesmas ‘imperfeições’ que a mulher comum”, frisou.