Álbuns da Semana

Evolução sem rótulos, o melhor da dance-music e o vernáculo unido ao rock’n’roll

Se não conhece a cantora e contrabaixista norte-americana, de 32 anos, Esperanza Spalding, então não perca mais tempo e comece pelo seu trabalho mais recente, editado ainda em 2016, e que dá pelo nome de ‘Emily’s D+Evolution’. Esse pode nem ser o seu melhor álbum, isso fica à consideração de cada um, mas é sem sombra de dúvida algo de tirar o fôlego a qualquer amante da música.

Vencedora de quatro prémios Grammy, Esperanza conquistou o primeiro deles em 2011, na categoria de artista revelação, superando, entre outros, o polémico Justin Bieber. O reconhecimento do seu talento, contudo, foi mal aceite pelos ‘Beliebers’, alcunha dada aos fãs do músico canadiense. Consequentemente, foi vítima de cyberbullying, mas dois anos depois conquistou mais três desses prémios. Já nada a podia parar.

spalding

E este seu mais recente álbum, o 5º da sua prometedora carreira, torna-se na derradeira chapada de luva branca a quem falou mal dela. Esperanza Spalding, que não gosta nada de rótulos, larga o penteado afro e surge de tranças, vestido e óculos coloridos. Quanto à sonoridade, essa é difícil de situar nos padrões contemporâneos, pois traz um pouco de Jazz, Pop e pitadas de Rock, destacando-se, ainda assim, a sua excelente voz e o seu envolvente baixo.

O objetivo é que o som seja sincero. E Emily, a mulher que dá nome à obra e que surge como alter ego da cantora, transborda autenticidade, tanto na letra como na melodia. O tema ‘One’ tem um pouco de tudo isso, conforme pode comprovar aqui:

Gosta de sair à noite e divertir-se com os amigos nas discotecas ao som das músicas características desses locais de diversão? Se sim, então esta sugestão é precisamente para si.

O melhor que se fez no âmbito da chamada dance-music em 2016 está presente em ‘Ministry Of Sound – The Annual – 2017’. Este álbum reúne as misturas inovadoras de músicas de 20 artistas diferentes que chegaram ao número 1 do top de vendas, incluindo, entre outros, Sigala, Craig David, Calvin Harris ou David Guetta.

ministry

Mas há mais, muitos mais neste neste triplo disco. Prepare-se, por isso, para aquele que muitos acreditam ser o maior álbum de dança de todos os tempos, repleto de faixas inesquecíveis. ‘The Annual – 2017’ não o vai dececionar, pois integra faixas tão volumosas como aquelas que encontra no seu ‘dance club’ preferido.

Até lá, aguce o apetite com ‘Major Lazer – Cold Water ft. Justin Bieber, MØ’:

Para terminar as nossas sugestões musicais da semana e começar o ano de 2017 também com boa música portuguesa, aconselhámos-lhe que ouça ‘Saias’, nada mais, nada menos do que o quarto single retirado do álbum homónimo dos Diabo na Cruz, de 2014.

Estamos a falar de uma banda nacional que une o vernáculo português ao rock’n’roll, com instrumentos tradicionais e influências musicais extremamente variadas. O baile e a dança estão sempre bem vincados nos concertos deste grupo e isso é algo que pode ser transportado para qualquer local onde possa ouvir os seus temas.

na-cruz

“Saias” recebeu um novo tratamento com mistura de João Bessa e masterização de João Tereso, o vídeo foi realizado por Joana Faria e Adriana Montes. Não deixe de o ouvir e ver: