Cultura

É oficial: Carrie Fisher não vai entrar na nova trilogia de ‘Star Wars’

Aos fãs da saga e aos que especulavam uma ‘ressuscitação’ digital da atriz para que a ‘Princesa Leia’ original entrasse nos próximos filmes de ‘Star Wars’, temos de dizer que se acabou a esperança.

A Disney/Lucasfilm já veio confirmar tudo. Algo já de si inovador, uma vez que a empresa nunca reagiu a boatos e rumores. Mas as circunstâncias e a dimensão que estavam a ganhar assim a obrigaram.

“Normalmente não respondemos a especulações de fãs e da imprensa, mas há um rumor que gostaríamos de abordar. Queremos garantir aos nossos fãs que não temos planos de recriar digitalmente o desempenho de Carrie Fisher como princesa ou general Leia Organa”, refere a nota, publicada no site oficial de ‘Star Wars’.

Isto porque uma das teorias era que a empresa usaria CGI – imagens geradas por computador – para recriar a imagem da personagem. E alguns fãs criticavam isso mesmo, ainda que a personagem de Carrie já tinha sido digitalmente recriada como uma versão mais jovem de si própria com o auxílio de técnicas de CGI em ‘Rogue One: Uma história Star Wars’.

“Ainda estamos a sofrer com a perda de Carrie. Valorizamos a sua memória e o seu legado como princesa Leia, e esforçar-nos-emos sempre por honrar tudo o que ela deu a Star Wars”, lê-se na mensagem oficial.

Carrie Fisher morreu em dezembro, dias depois de sofrer um ataque cardíaco numa viagem de avião.

A atriz entrou na trilogia original e no último filme ‘Star Wars: O Despertar da Força’. Chegou a concluir as gravações do ‘Episódio VIII’ da saga, atualmente em fase de pós-produção, e só iria – supostamente – aparecer no nono episódio de ‘Star Wars’ que começará a ser gravado em 2018. O que já não será concretizado.

Depois da sua morte falou-se ainda na possibilidade da Disney accionar o seguro para ‘compensar’ essa ausência. Pelos vistos a empresa não quer entrar por caminhos sensíveis.