Saúde & bem-estar

Cuidadores e familiares aprendem sobre Alzheimer e AVC

O NeuroSer, centro de diagnóstico e terapias para doenças neurológicas, promove dois novos ciclos de sessões práticas e informativas entre os meses de fevereiro e junho, em Lisboa. Os dois ciclos decorrerem em paralelo e são dirigidos a cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer ou outras demências e de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral.

As inscrições são feitas por sessão e as vagas são limitadas.

“O diagnóstico de doença de Alzheimer ou outra demência, assim como um pós-AVC, têm grandes implicações, não só na vida das próprias pessoas, mas também de quem as rodeia, nomeadamente a família”, afirmou a diretora do Centro, Ana Paula Pereira.

“Muitas vezes as famílias têm muitas dúvidas e sentem-se ‘perdidas’. Estas sessões surgem, assim, para tentar dar resposta a uma necessidade percebida junto dos familiares e cuidadores”, acrescentou.

Estas sessões informativas permitem a aprendizagem de estratégias para ultrapassar algumas dificuldades comuns aos cuidadores e familiares destes doentes, facilitando a partilha de experiências entre familiares.

“Cada sessão tem um tema base, como por exemplo, as alterações cognitivas e comportamentais, as alterações motoras, as dificuldades de comunicação ou de deglutição, as atividades de vida diária, mas em cada uma delas se procura dar resposta a outras questões que possam surgir. Quem lidera estas sessões é uma equipa multidisciplinar do NeuroSer, que inclui neuropsicólogos, fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais. Esta é uma equipa que trabalha diariamente com pessoas com doença de Alzheimer ou outra demência, assim como com pessoas que sofreram um AVC”, adiantou a co-fundadora do centro.

Apesar destas sessões serem dirigidas a familiares e cuidadores, é possível a inscrição de qualquer pessoa que tenha interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre estas temáticas.

Para saber mais informações, consulte o site do NeuroSer.