Cultura

Cinema: Estreias de 5 de Janeiro

Manchester by the Sea
Sinopse: Esta é a história da família Chandler, da classe trabalhadora do Massachusetts. Quando Joe morre subitamente, o seu irmão mais velho, Lee, passa a ter a guarda legal do sobrinho Patrick, um adolescente de 16 anos. Este facto obriga-o a lidar com o trágico passado que o separou da mulher, Randi, e da comunidade onde nasceu e foi criado.

Atores: Casey Affleck, Kyle Chandler, Lucas Hedges, Michelle Williams, Erica McDermott, Gretchen Mol, Kara Hayward, Heather Burns

Realizador: Kenneth Lonergan

Veja o trailer:

Assassin’s Creed
Sinopse: O uso de uma tecnologia revolucionária que dá acesso às memórias genéticas, permite a Callum Lynch regressar às aventuras do seu antepassado Aguilar, na Espanha do século XV. Callum descobre que descende de uma misteriosa sociedade secreta de assassinos e acumula uma incrível quantidade de conhecimento e técnicas que lhe permitem desafiar uma poderosa organização nos dias de hoje.

Atores: Michael Fassbender, Marion Cotillard, Michael Kenneth Williams, Jeremy Irons, Brendan Gleeson, Ariane Labed

Realizador: Justin Kurzel

Veja o trailer:

Sala Oculta
Sinopse: O casal Dana e David deixa a agitação da vida urbana no bairro de Brooklyn para recomeçar a vida após uma tragédia familiar. Com o filho Lucas, de cinco anos, mudam-se para uma antiga mansão no campo. O imóvel necessita desesperadamente de restauro, o projeto perfeito para envolver a arquiteta Dana e ajudá-la a esquecer o passado doloroso. Mas a casa não é o refúgio idílico no campo que Dana e sua família esperavam. Pouco depois de se mudarem, ela começa a ser assombrada por terríveis e perturbadoras visões.

Atores: Kate Beckinsale, Michaela Conlin, Marcia De Rousse, Melissa Eastwood, Duncan Joiner, Ella Jones, Michael Landes, Jennifer Leigh Mann, Gerald McRaney, Robert McRary, Mel Raido, Peabody Southwell, Lucas Till

Realizador: D.J. Caruso

Veja o trailer:

Zeus
Sinopse: A história real de Manuel Teixeira Gomes, um dos primeiros Presidentes da República portuguesa. Um Presidente como nunca houve outro no mundo, reconhecido escritor de literatura erótica, que após se demitir do cargo presidencial embarca no cargueiro holandês Zeus com rumo ao desconhecido – o destino leva-o à Argélia onde Teixeira Gomes decide renascer e assumir o seu direito a ser feliz.

Atores: Sinde Filipe, Ivo Canelas

Argumento: Paulo Filipe Monteiro

Veja o trailer:

Ovelhas e Lobos
Sinopse: Numa terra mágica distante, numa pequena e pitoresca aldeia abrigada entre prados verdejantes e redondas colinas, vive um despreocupado rebanho de ovelhas. Mas a sua vida rural e calma é interrompida quando uma alcateia de lobos se instala numa ravina ali perto.

Vozes: Tom Felton, Ruby Rose

Realizador: Todd Resnick

Veja o trailer:

Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt
Sinopse: A filósofa alemã Hannah Arendt causou alvoroço na década de 1960 ao desenvolver o conceito subversivo da “banalidade do mal” referindo-se ao julgamento de Adolph Eichmann, sobre o qual escreveu para a revista New Yorker. A sua vida privada não foi menos controversa graças ao caso amoroso com o célebre filósofo alemão e partidário nazi Martin Heidegger.

Realizador: Ada Ushpiz

Veja o trailer: