Atualidade

Cara Delevingne está com as Nações Unidas no Uganda

Cara Delevingne é mais do que uma cara bonita com sobrancelhas virais. Cara pretende usar a sua imagem e visibilidade para fazer a diferença no mundo, ajudando a erradicar a violência contra as mulheres.

Foi através do Twitter e Instagram que a modelo anunciou que está no Uganda com a UNHCR, a agência das Nações Unidas que apoia refugiados, e a campanha “Girl Up”. Com o objetivo de capacitar, apoiar e educar mulheres, esta campanha tem atualmente ações no Uganda, Guatemala, Libéria, Índia, Etiópia e Malawi. Graças a uma campanha de doações realizada durante a época festiva, “Girl Up” conseguiu juntar donativos suficientes para permitir que 4,414 mulheres do Uganda possam ir à escola.

À semelhança daquilo que acontece em muitos outros países no mundo, as raparigas que vivem em Uganda enfrentam uma série de desafios que afectam o seu bem-estar, desenvolvimento e futuro. Os preconceitos de género começam cedo e a educação é considerada irrelevante para a maior parte das raparigas. Num país que viu desde 2013 o número de refugiados aumentar exponencialmente, 56% da população tem menos de 18 anos, 35% das raparigas que abandonam a escola fazem-no para casar e 50% casam até aos 18 anos, tornando-a mais propensas a experienciar pobreza do que os seus homólogos do sexo masculino.

O objetivo deste programa é providenciar assim um ambiente acolhedor e seguro onde possam ter uma educação gratuita de qualidade, com direito a uniformes, livros escolares, casas de banho e professoras do sexo feminino sensíveis às melhores práticas de ensino e questões de género. Esta mudança pode ter impactos até ao nível da saúde, já que se estima que cada ano adicional que passam na escola reduz em 6,7% a possibilidade de virem a contrair VIH.

Frases como “A educação é o meu objetivo”, “Apoiar as mulheres para acabar com a violência” e “Esta é uma das mais incríveis experiências da minha vida” expressam o envolvimento da célebre modelo nesta causa tão relevante. 

✊? @girlupcampaign @unrefugees #supportwomentoelimateviolence #withrefugees

A photo posted by Cara Delevingne (@caradelevingne) on

??❤ Uganda ❤??

A photo posted by Cara Delevingne (@caradelevingne) on