Atualidade

Calendário de 2017 permite mais ‘pontes’ com os feriados

Não há fome que não dê em fartura. Se durante três anos (2012-2015) ‘perdemos’ quatro feriados, dois deles civis e dois religiosos, em 2016 não só eles voltaram como permitiram fazer quatro ‘pontes’. Pois neste novo ano haverá mais: cinco ‘pontes’.

Muito graças ao calendário de 2017, que fez com que dos 10 feriados nacionais existentes, cinco são à segunda ou sexta-feira. O que, já se sabe, é ideal para esticar os dias de descanso. Outros quatro calham a uma terça ou quinta-feira (há ainda a possibilidade de serem cinco, caso festeje o Santo António ou o São Pedro).

Vejamos ao pormenor:
Dia do Trabalhador (1 de maio) e o Natal (25 de dezembro) são à segunda-feira.

Sexta-feira Santa (14 de abril), Restauração da Independência (1 de dezembro) e Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) são à sexta-feira.

À terça-feira calham o Dia da Liberdade (25 de abril) e a Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto). Não esquecendo o Carnaval (28 de fevereiro) que pode vir a ser feriado. Pelo menos no ano passado teve tolerância de ponto.

O Corpo de Deus (15 de junho) e a Implantação da República (5 de outubro) serão numa quinta-feira.

Quanto aos santos populares, muita sorte para quem celebra o Santo António (13 de junho, terça-feira) e o São Pedro (29 de junho, quinta-feira). Se o São João for o seu santo, saiba que o 24 de junho calha a um sábado. Nada muito grave para um ano já de si recheado de possíveis dias de descanso.