Tozé Santos e Sá

Advogado

BURLA DE SONHOS!

Finalmente um programa de televisão a fazer serviço publico de facto! Tudo o que seja denunciar a realidade de abusos, quer perpetrado pelos pais que veem hipóteses de viver à custa dos filhos, quer pelos oportunistas que sabem do filão e querem faturar vendendo ilusões impossíveis, é de enaltecer.

Alguém quis ver o que está à vista de todos, sem assobiar para o lado. Mas como nem tudo é perfeito, lá tinha de aparecer a comentar gente que, estando metida até ás orelhas no processo, faz de conta que está chocada ou que desconhece o óbvio.

A culpa não é só de quem quer viver à custa de sonhos e dos que vendem banha da cobra a toda a hora. É também dos média que deslumbram os jovens com programas que incentivam a falta de educação e a promiscuidade, oferecendo-lhes também protagonismo em capas de revistas.

De facto, não serão menos criminosos os que fazem alguns programas de televisão do que aqueles que aliciam à porta de escolas, prometendo fundos e mundos de sucesso e glamour.

Não me digam que os pais não têm olhos para ver, que se os meninos fossem realmente bons, “os outros” ofereciam, convidavam e não pediam para pagar books e cursos… Não conhecem o mundo ou são tao ingénuos que não deviam ser educadores.

Criaturas frankensteins vi várias, os seus espelhos são especiais e basta-lhes postar fotos “artísticas” e receber um montão de likes, para serem felizes.

Esta gente super simpática, que recebe, incentiva e apresenta, só esta ali a prostituir-se intelectualmente para ganhar o seu, porque bem sabem que estão a vender sonhos e que a realidade passa por outras coisas como sexo, drogas e afins.

Incentivam porque pensam na vaidade pessoal em vez de pensar na saúde dos miúdos, física e mental, pensam em ganhar dinheiro à custa deles, porque falharam eles próprios os seus sonhos. Mas isso não lhes dá o direito a, conscientemente, levarem pelas mãos outros a maus tratos físicos e psicológicos.

Depois de tantos exemplos, tanto cá dentro como lá fora, desenganemo-nos, eles não mudam…persistem no que sabem ser muitas vezes um mau caminho, dando prioridade às aparências que os ofusca com o brilho aparente.

Vou ali, sonhar e tirar um apontamento, até terça!