Atualidade

Barack Obama no adeus à Presidência: “Yes we did”

Falou de racismo, preconceito contra as minorias, alterações climáticas, terrorismo e deixou todos emocionados – a mulher e as filhas incluídas – neste que foi o seu discurso de despedida da Casa Branca.

Barack Obama disse ontem, terça-feira, adeus à Presidência dos Estados Unidos da América ao fim de oito anos de mandato.

O discurso foi feito em Chicago, sua terra natal, e incluiu isso a sua perspetiva para o futuro.

“A democracia requer uma noção básica de solidariedade. Apesar de todas as nossas diferenças, estamos todos juntos nisto. Vamos vencer ou falhar juntos. Todos nós, independentemente do partido, devemos entregarmo-nos à tarefa de reconstruir às nossas instituições democráticas”, afirmou, alterando o seu slogan de campanha “Yes we can” (Sim, podemos) para “Yes we did” (Sim, fizemos).

Obama lembrou ainda que nenhuma organização terrorista estrangeira conseguiu realizar um atentado no país durante a sua passagem pela Casa Branca e assegurou que o grupo extremista Estado Islâmico “será destruído”.

“Depende de todos nós assegurar que o nosso Governo nos pode ajudar a ultrapassar os muitos desafios que ainda enfrentamos”, disse, referindo-se indiretamente ao seu sucessor Donald Trump, que toma posse a 20 de janeiro.

Também dedicou umas palavras à família que sempre o acompanhou.

michelle-barack-obama-e-filhas

“Michelle, nos últimos 25 anos, tens sido não apenas a minha mulher e mãe das minhas filhas, mas também a minha melhor amiga (…) Uma nova geração fixa as suas metas mais além porque tem-te como modelo (…) Deixaste-me orgulhoso. Deixaste o teu país orgulhoso”, contou.

Pouco depois foi a vez de Michelle responder ao marido, através do Twitter: “Muito orgulhosa do POTUS [Presidente dos EUA] e de tudo que conseguimos juntos. Uma jornada incrível recheada de pessoas notáveis. Amo-te Barack”.

“Malia e Sasha, vocês tornaram-se duas fantásticas jovens, espertas e lindas, mas mais importante, gentis e atenciosas”, prosseguiu Barack.

No final uma palavra de agradecimento aos norte-americanos.

“Meus companheiros americanos, tem sido a honra da minha vida servir-vos”.

Veja dois excertos do discurso: