Moda

As 5 tendências masculinas para o próximo Outono

A Move Notícias esteve atenta às apresentações das coleções masculinas Outono/Inverno 2017/18 da London Fashion Week e faz-lhe um resumo das cinco principais tendências.

O QUÊ? Materiais Handmade
ONDE? Vivienne Westwood, Sibling, J. W. Anderson, Chalayan, Miharayasuhiro, E. Tautz, Christopher Raeburn, KTZ, Alex Mullins, Liam Hodges, Topshop e Craig Green

Esta é a tendência mais predominante da London Fashion Week. As malhas são transversais à maioria das coleções masculinas apresentadas nos últimos dias e são protagonizadas em camisolas, joggers, cachecóis, golas ou chapéus entre estéticas minimalistas, étnicas, folk e futuristas. Os crochets e os patchworks também compõem esta tendência e reconstroem peças chave do guarda roupa masculino, tornando-as mais ornamentadas, artísticas e chamativas.

O QUÊ? Sportswear
ONDE? Miharayasuhiro, Casely-Hayford, Christopher Raeburn, KTZ, Craig Green, Matthew Miller, Christopher Shannon, Alex Mullins, Liam Hodges, Topshop e Bobby Abley

O look desportivo é tendência há varias estações, mas para o Outono/Inverno 2017/18 assume uma interpretação cada vez mais vintage e irrevogavelmente associada aos anos 80. Hoodies, sweats, joggers, ténis, gorros, bonés e casacões são reinventados em materiais polares, impermeáveis, alcolchoados e transparentes, adornados com botões de mola, bolsos canguru, bolsos de chapa e atilhos, em modelos completamente oversize. Os destinatários desta estética são também as fontes de inspiração: jovens modernos e urbanos, atentos às tendências e cheios de swag.

O QUÊ? Alfaiataria moderna
ONDE? Songzio, Chalayan, Miharayasuhiro, Casely-Hayford e Matthew Miller

O homem para quem estas coleções se destinam é elegante e tem uma paixão pelos clássicos, mas é simultaneamente ousado e com uma visão contemporânea. As camisas surgem com colarinhos proeminentes e sobrepostos nas lapelas do casaco (estilo anos 80), ou com colarinhos verticais e arredondados, relembrando a estética oriental. As calças não têm de combinar com os blazers e as camisas são mais compridas que o habitual, em algumas coleções terminam no início do fémur ou no joelho. Na próxima estação não precisa de enfiar a camisa para dentro das calças e pode trazer de volta o casaco assertoado.

O QUÊ? 80’s
ONDE? Vivienne Westwood, John Lawrence Sullivan, E. Tautz, Martine Rose, Christopher Shannon, Alex Mullins e Topshop

Ombros exagerados, power suits, proporções oversize, golas altas, colarinhos XL, óculos quadrados fundo de garrafa, statement t-shirts, com mensagens irónicas e slogans, coletes, panamás, sapatos de vela, botas cowboy, fanny packs e clips de gravata são as principais inspirações que esta tendência retira dos 80’s, bem como materiais como o veludo, a bombazine, a ganga e os axadrezados. Nas coleções femininas passadas os 80’s já tinham regressado timidamente, mas é nas coleções masculinas para o Outono/Inverno 2017/18 que percebemos que a timidez desapareceu e já não há volta a dar: os 80’s estão de volta!

O QUÊ? Nova Era
ONDE? Matthew Miller, Craig Green, KTZ, Christopher Raeburn, Songzio e Vivienne Westwood

A Nova Era é a resposta de muitos designers de moda às principais preocupações atuais: um mundo stressante, poluído, pouco eficiente e em conflito. As roupas são utilitárias, funcionais, em cores sólidas e materiais resistentes e austeros. As cabeças devem ser protegidas, quer através de capuzes, panamás, lenços ou máscaras. São considerados arnéis, sacos cama on the go e botijas de gás e água, adequados a uma era imprevisível.

Em Matthew Miller os modelos fecharam o desfile com estandartes que tinham escrita a palavra “MEDO”, e em Vivienne Westwood a designer juntou a coleção feminina e masculina no mesmo desfile segundo o mesmo mote: “Compre menos, escolha bem, limite a exploração dos recursos naturais do planeta. A única maneira de salvar nossas vidas e futuro é optar pela energia verde”.