Atualidade

Antigo hospital no Porto reabre para acolher os sem-abrigo

A Câmara Municipal do Porto abre, esta terça-feira e até ao dia 22, as antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano para acolher os sem-abrigo das baixas temperaturas.

Segundo informação publicada na página do município, o espaço estará acessível das 20h às 09h e disponibiliza camas individuais para pessoas do sexo feminino e masculino, acesso a casas de banho, oferta de um kit de higiene e pequeno almoço.

Além da utilização do transporte disponibilizado pela autarquia, qualquer pessoa poderá dirigir-se diretamente a este espaço – situado na Rua de Câmara Pestana, junto ao cemitério do Bonfim – sendo acolhida de imediato.

Aos que não aceitarem serão distribuídos cobertores e bebidas quentes.

A estação de metro do Bolhão também vai ficar aberta durante 24 horas por dia, entre quarta-feira, 18 de janeiro, e segunda-feira, 23 de janeiro, para acolher os sem-abrigo.

Cinco estações do Metro de Lisboa abertas à noite
Cinco estações do Metropolitano de Lisboa — Rossio, Intendente, Saldanha, Oriente e Colégio Militar — vão estar abertas à noite, a partir desta terça-feira (17), para acolher os sem-abrigo.

A Câmara de Lisboa vai acionar, a partir de terça-feira, o plano de contingência para os sem-abrigo, devido ao tempo frio, sendo distribuídas refeições quentes, alimentos e agasalhos no Pavilhão do Casal Vistoso.

Em causa estão as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país.