Saúde & bem-estar

Alimentação por sonda ajuda gatos e cães em estado crítico

É uma solução inovadora para suporte nutricional dirigido aos gatos e cães hospitalizados em estado crítico. Trata-se da primeira gama especialmente formulada para a alimentação por sonda.

São cinco novas soluções líquidas que podem ajudar os 73% dos gatos e cães hospitalizados que, sabe-se, sofrem de balanço energético negativo e que a falta de uma nutrição adequada piora, em 100% dos casos, o estado nutricional e metabólico.

Estudos mostram que são apenas necessários três dias de anorexia para que o animal comece a apresentar alterações prejudiciais à sua saúde e à sua futura recuperação.

A nova gama de produtos líquidos, desenvolvida pela Royal Canin, oferece aos pacientes em estado crítico uma nutrição completa e precisa, com cinco fórmulas de elevada digestibilidade e alocação de energia ótima, desenvolvidas para satisfazer as diversas necessidades de gatos e cães através do suporte nutricional por sonda, acabando assim com as dificuldades existentes até agora, nomeadamente na diluição da alimentação e a sua administração aos pacientes.

“Este é um grande avanço científico na recuperação de gatos e cães em estado crítico que até aqui não tinham uma solução nutricional tão adaptada e específica. Nestas situações não há tempo a perder e esta nova gama vai ajudar cada vez mais a salvar a vida dos nossos amigos de quatro patas”, disse Rita Silva, médica veterinária e Field Trainer Scientific Communication na Royal Canin Portugal.

Esta solução já foi apresentada no 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários.

No Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários esteve ainda disponível um modelo anatómico de gato. Desta forma, todos os médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária presentes no encontro, tiveram possibilidade de praticar a técnica de colocação de sonda nasoesofágica e testar a facilidade com que estas cinco novas soluções nutricionais passam através da sonda, mesmo nas mais finas.