De chorar por mais

A Oficina do Marco

Ali, na Rua Miguel Bombarda, onde ainda tudo se passa ou, pelo menos, muita gente passa, havia uma velha oficina. Que, julgo eu, servia para reparar e lavar carros, camiões e outros veículos motorizados.

Hoje pela mão empreendedora de Fernando Santos, esta velha oficina serve para reparar a tristeza em que por vezes anda a nossa vida.

De facto, Fernando Santos fez a escolha certa e convidou um dos melhores Chefs portugueses – Marco Gomes, para uma parceria mais do que inspiradora.

MOV_5255

Meteram mãos à obra e a Oficina renasceu, parecendo tocada por uma varinha mágica de tão bonita que ficou!

Depois de meterem mãos à obra, fizeram o principal: Meteram lá a trabalhar … o Marco Gomes!

E pronto o Porto é que ficou a ganhar com mais este espaço que agora serve para reparar os nossos estômagos e para lavar as nossas almas.

Há pouco tempo fizemos lá uma das edições do “Ideias à Prova”, com um amigo que tem feito obra que se veja no Governo – o Dr. José Luís Carneiro e outro amigo que é um dos maiores winemakers de Portugal – o Luís Sottomayor.

Claro que, com este elenco, nada podia correr mal. E por isso nos obrigamos a revisitar esta abençoada Oficina.

E em boa hora!

MOV_5177

Entramos de mansinho com uma sopa de feijão vermelho e couve lombarda que estava de babar, tão reconfortante e maternal que ela era!
Depois, umas amêijoas do Algarve – gordas, sápidas, no seu molho espesso e insinuante. Ainda nos tentamos por umas ovas de robalo que não sendo habituais, são…divinais!

Passamos à substância. No peixe recomendamos o bacalhau fresco que leva a cura de sal, mas não vai a secar. E fica brilhante, com o mesmo rico sabor e uma textura mais macia, ainda! O lingueirão também é rei no arroz, claro, e mesmo sozinho, feito assim para nos cativar! As lulas recheadas com batata nova vão também muito bem e recomendam-se.

MOV_5292

Nas carnes a influência transmontana de Marco Gomes (ou da Senhora sua Avó, como ele não se cansa de dizer) vem ao de cima. Um lombo de porco ibérico de bolota com arroz caldoso de feijão e grelos salteados, uma costela mendinha no forno, com bata nova e arroz, um coelho estufado à “moda antiga” (a caça, sempre a caça…), um excelente lombo em vinha de alhos, umas tripas à nossa moda, como não poderia deixar de ser, uns rojões à moda do Minho e tantas outras coisas da nossa cozinha regional que o Marco Gomes tão bem sabe valorizar.

Nas sobremesas um bolo cremoso de chocolate e uma pera bêbada com gelado de baunilha foram as nossas escolhas. Mas ficaram para novas promessas, o pão de ló de Ovar e o bolo de cenoura com chocolate.

Garrafeira farta, serviço atento, elegante e profissional.

Que mais podemos querer? O Marco voltou, no seu melhor! O Fernando transformou uma Oficina em Arte e nós, sortudos portuenses, estamos todos convocados para mais um lugar onde se celebra a vida!

MOV_5305

RESTAURANTE OFICINA
Rua Miguel Bombarda, 282
4050-381 Porto
Tlf.: 220 165 807