Atualidade

Vem aí o primeiro ‘Espaço Familiar Ronald McDonald’ em Portugal

Trata-se do primeiro ‘Espaço Familiar Ronald McDonald’ em Portugal. Pretende ser um “espaço de descanso e descontração em ambiente familiar”, mas inserido em seio hospitalar, permitindo às famílias das crianças internadas acompanharem os seus filhos em tratamento de forma um pouco mais “familiar” e fisicamente mais próxima.

Vai ficar localizado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e para já só existe no papel, mas a inauguração está prevista para meados de 2017.

O Centro Hospitalar Lisboa Norte, a Fundação Infantil Ronald McDonald e a Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM) assinaram, esta semana, um protocolo para a instalação do espaço, que promete facilitar a vida de muitas crianças e familiares.

O ‘Espaço Familiar Ronald McDonald’ é um programa integrado da Ronald McDonald House Charities Global.

Em Portugal, a Fundação Infantil Ronald McDonald tem, atualmente, como principais programas as Casas Ronald McDonald, localizadas em Lisboa e no Porto.

À semelhança dos mais de 200 Ronald McDonald Family Room espalhados pelo mundo, para além de ser um ponto de descanso, as famílias podem utilizar a cozinha e a lavandaria; desfrutar de um banho reparador, dentro do próprio hospital, ou ter um lugar confortável nas suas salas, para ter um momento de repouso.

Proporcionar às famílias dos pequenos utentes de Santa Maria esta possibilidade terá efetivos ganhos em saúde, pois a proximidade da família da criança em tratamento acarreta claros benefícios na sua recuperação.

Em termos físicos será um espaço, destinado a toda a família, com uma área compreendida de 183 metros quadrados, localizada no piso 01 do Hospital de Santa Maria. O acesso a estas instalações pelas famílias de crianças internadas ou tratamento em regime de ambulatório será sujeito a critérios de acesso e será definido pela ACSM.

planta3d-espaco-ronald-mcdonald-hospital-santa-maria-lisboa

De acordo com o planeamento estas instalações irão integrar: cozinha e sala de refeições, sala de estar, sala de brincadeiras, sala de repouso, instalações sanitárias e zona de lavandaria.

“Quando as famílias entram no Espaço Familiar Ronald McDonald, queremos que elas esqueçam que estão num hospital. Com funcionamento semelhante às Casas Ronald McDonald existentes em Portugal, o Espaço Ronald McDonald, embora sem quartos, dispõe de salas e equipamentos destinados a proporcionar às famílias um ‘pequeno oásis de calma’, que lhes permite reduzir o stress e o cansaço e possibilita um maior foco na saúde e na recuperação das suas crianças”, referiu João Sá Nogueira, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald.

“Este projeto é mais um inestimável contributo na nossa política de responsabilidade social”, salientou Carlos das Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

“O Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria é reconhecido pelas competências clínicas, técnicas, científicas e educacionais e referência na prestação de cuidados de saúde a crianças e adolescentes, dos 0 aos 18 anos, com doença aguda e/ou crónica, através dos seus profissionais – médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, educadoras, professoras e técnicas do serviço social que prestam cuidados anualmente em mais de 70 000 consultas, 40 000 urgências, 3000 internamentos, 1500 cirurgias e mais de 5000 sessões de Hospital de Dia. Cada vez mais, os pais e a família são envolvidos no cuidar pelo que este projecto de uma Family Room é uma mais-valia extraordinária para as nossas crianças e família”, acrescentou a Professora Maria do Céu Machado, Presidente da ACSM.

assinatura-protocolo-espaco-ronald-mcdonald-hospital-santa-maria-lisboa