Atualidade

Tânia Ribas de Oliveira deixa críticas duras a quem a acusa de plágio

A polémica começou na internet. Algumas pessoas acusaram a apresentadora da RTP de ter plagiado uma outra autora de livros infantis. Em causa o livro ‘As Pérolas das Nossas Crianças’, lançado a 5 de dezembro por Tânia Ribas de Oliveira, que, dizem, é semelhante ao ‘Pérolas Mini-Arrojadas’, editado em 2013 por Ana Isabel Arroja com uma compilação das frases da filha Leonor.

Da internet à comunicação social foi um passo e agora a apresentadora, revoltada por nunca ter sido contactada pelos jornalistas, decidiu exercer o seu direito de resposta na sua página pessoal.

as-perolas-das-nossas-criancas-livro-de-tania-ribas-de-oliveira

“- Ponto um: eu desconhecia esse livro por completo e continuo a desconhecer. E não sou a única…

-Ponto dois: as pessoas que agora me acusam, foram das primeiras a incentivar-me à escrita do meu livro.

-Ponto três: há mil e um livros no mercado sobre maternidade, viagens, gastronomia, astrologia e tudo o mais e era o que faltava andar meio mundo a acusar o outro meio mundo de falta de criatividade. Eu sei que para algumas pessoas é difícil entender isto, mas o mesmo tema pode e deve ser abordado muitas vezes, dependendo dos corações que o sentem.

-Ponto quatro: plágio é crime e exerce-se quando um texto é copiado. Ora bem: se falamos de crianças e de um livro despretensioso sobre o que dizem, dificilmente estaremos a falar de conteúdo semelhante, muito menos igual.

-Ponto cinco: a maldade da acusação aos jornais sem uma palavra pessoal antes disso, torna-se uma arma com a qual não sei nem quero aprender a lidar.

– ponto seis: obrigada pela publicidade e pela tentativa falhada de ensombrar um projecto bonito. Sejamos humildes: é uma pretensão desmesurada acharmos que somos demasiado bons para sermos imitados. Antes de nós, já havia outros. E depois de nós, também”.

as-perolas-das-nossas-criancas-livro-de-tania-ribas-de-oliveira

Estas foram as palavras mais duras deixadas pela cara da RTP, que realçou ainda o facto de ter uma carreira de 20 anos fruto da “seriedade necessária” que coloca no trabalho e de ter escrito três livros infantis no espaço de três anos, altura em que teve os dois filhos.

Foi precisamente com base nas frases ditas por Tomás, o filho mais velho, que Tânia Ribas de Oliveira decidiu passá-las primeiro para a sua página pessoal e depois para livro, englobando outras tantas expressões ditas pelas crianças às mães.

“As nossas conversas eram (e são) verdadeiras relíquias para uma mãe, mas achei demasiado pretensioso escrever um livro sobre o que diz o meu filho e achar que ia interessar aos leitores. A editora Manuscrito lançou-me o desafio e, juntas, optámos por recolher outras frases e tornar o livro um registo para todas as mães”, lembrou a apresentadora de ‘Agora Nós’.

Recorde-se que Tânia é mãe de Tomás, de 3 anos, e Pedro, com um ano, e costuma partilhar com os seus seguidores nas redes sociais muitas das conquistas diárias dos seus filhos.