Saúde & bem-estar

Soutien afinal só prejudica as mulheres

Dizem os franceses, através de um estudo que fizeram, que o soutien não traz qualquer benefício às mulheres, antes pelo contrário. As participantes na investigação que não usavam soutien por vontade própria registaram uma elevação nos mamilos de sete milímetros.

De acordo com o estudo conduzido por Jean-Denis Roullion, investigador de ciência desportiva do Centro Hospitalar Universitário de Besancon, em França, os soutiens podem reduzir a circulação e o tom da mama ao longo do tempo.

“Os nossos primeiros dados confirmam a hipótese de que o sutiã é uma falsa necessidade”, disse Rouillon ao portal ‘France Info’.

“Medicamente, fisiologicamente, anatomicamente, o peito não beneficia de ser privado de gravidade, em vez disso, enfraquece”, adiantou.

O estudo teve uma duração de 15 anos e contou com a participação de 330 voluntárias com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. A equipa não só mediu o peito de cada uma, como registou ainda todas as alterações ao longo desse período.

As mulheres que não usavam soutien tinham uma vantagem de sete milímetros, os seus seios eram mais firmes e as marcas de estrias desapareceram. Também não houve sinais de que aquelas peças ajudassem a atenuar as dores nas costas.

Os investigadores acreditam que usar soutiens impediu o crescimento do tecido mamário, o que levou à deterioração dos músculos que suportam os seios.

Mas atenção, o estudo não envolveu mulheres mais velhas do que 35 anos.

As mulheres que apresentaram melhoria na elevação do mamilo foram aquelas que escolheram, por vontade própria, não usar soutien, e não porque foram forçadas a fazer isso pelo estudo.

Outro médico, que não fazia parte da investigação, afirma que a remoção do soutien também pode aumentar a produção de colagénio e a elasticidade.

Os cientistas alertam para o facto de estes resultados serem preliminares e a amostra ser pequena.