Atualidade

Se vai viajar de avião, saiba o que tem de fazer com a greve

duas greves em simultâneo nesta quadra: dos trabalhadores da Groundforce e da Portway e dos funcionários das empresas Prosegur e Securitas.

No primeiro caso, a paralisação será na véspera de Natal e no final de ano: dias 28, 29 e 30 de dezembro. No segundo, será entre 27 e 29.

Se vai viajar de avião na Consoada, saiba o que tem de fazer com esta paralisação dos trabalhadores de ‘handling’ da Groundforce.

A ANA já enviou à imprensa um comunicado a pedir a todos os passageiros que tentem chegar com maior antecedência aos aeroportos e de preferência com bagagem de porão.

“É previsível que o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais venha a sofrer constrangimentos”, refere a gestora dos aeroportos portugueses, que aconselha os passageiros a seguir “as instruções transmitidas pela sua companhia aérea”.

Na mesma nota, a ANA sugere aos passageiros que privilegiem a utilização de bagagem de porão, reduzindo o transporte de bagagem de cabine, “facilitando assim o processo de controlo de segurança de pessoas e bens”.

Ainda assim, é a partir de terça-feira, dia 27, que os impactos deverão ser maiores, devido às greves convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), que abrangem a Groundforce e a Portway, que fazem a assistência nos aeroportos, e também os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que são quem assegura o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores do aeroporto.

O nevoeiro também veio dificultar a vida dos passageiros. Hoje, 24 de dezembro, dez aviões que iriam aterrar no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foram obrigados a divergir para Faro devido à neblina intensa matinal. A falta de visibilidade provocou ainda vários atrasos na operação no aeroporto de Lisboa. A situação foi normalizada pelas 10h00.