Atualidade

Pedro Lima fala da família e relembra a morte do sobrinho

“O Natal é a festa da Família. E o que é a Família?”, foi desta forma que Pedro Lima começou uma sentida publicação nas redes sociais onde, para além de explicar o que significa para si esta época -“uma organização de afetos em que prevalecem o cuidado e a proteção” – relembrou um duro episódio pelo qual a família passou em 2013: a morte do sobrinho, João Alves Roçadas, de 23 anos.  O sobrinho do ator perdeu a vida na sequência de um acidente de viação que ocorreu em San Diego, Califórnia, nos EUA, onde estava a frequentar um curso de Gestão de Golfe.

Num texto longo, Pedro Lima falou na sua realidade enquanto filho, pai, irmão e tio.

“Ter uma família dá trabalho, consome tempo e energia mas compensa porque dá sentido à minha vida, motiva-me no início de cada dia. A atenção e afeto que lhe dedicamos cria em nós um estado de espírito que se propaga com naturalidade a outras áreas da vida”, afiançou antes de fazer referência ao trágico momento da perda de João.

“Como é que se sobrevive à perda de um filho, irmão, neto, bisneto, sobrinho? Aconteceu na minha família e, naquele momento, todos sentimos que não era possível continuar. A perda do meu sobrinho João Alves Roçadas fez-nos questionar se valia mesmo a pena tanta dedicação para, de repente, tudo se desmoronar. Vale a pena porque ir construindo e reparando, até onde é possível reparar, dá sentido às nossas vidas”, garante.

Para terminar, Pedro Lima relembra que ninguém é perfeito e todas as famílias poderão ter defeitos: “A minha família é maluca. Irmãos que ficam anos sem se falar, filhos e pai, pai com a mãe, tia e sobrinho, enfim, todas as combinações possíveis e imaginárias de conflitos e ruturas. Estas dinâmicas dão à família um carácter elástico: umas vezes contrai-se, outras distende-se”.