Off the record

Paula Lobo Antunes: “Quero acreditar que fazemos o nosso destino”

Queria seguir os passos do pai e ser uma médica de sucesso, tendo inclusivamente terminado o curso de Biologia Médica em Edimburgo, mas o destino trocou-lhe as voltas e fez com que se apaixonasse pela representação.

Decidida a vingar no meio, ingressou na Universidade de Teatro em Londres, a Arts Ed, durante 4 anos. Em 2005, Paula Lobo Antunes recebeu um convite para participar na telenovela brasileira Escrava Isaura, onde deu vida à portuguesa ‘Aurora Amaral’.

Desde então foi-lhe enaltecido o seu valor e atribuído papéis de destaque na ficção nacional. É sobretudo na TVI que tem feito o seu percurso, visitando esporadicamente outros canais.

paula

Recentemente, viu o seu trabalho em ‘Santa Bárbara’ – onde vestiu a pele da vilã ‘Luísa’ – distinguido pela Fénix 2014 Associação Cinematográfica, responsável pelos Prémios Áquila, que lhe atribui o galardão de ‘Melhor Atriz Secundária’.

Atualmente, com um projeto ambicioso e inédito na RTP1, Paula Lobo Antunes volta a vestir o papel de protagonista ao lado de Manuel Wiborg e São José Correia, a convite de Adriano Luz, alguém que muito “admira”. Uma novela “da hora de almoço” que aborda exatamente temas como aquele que, eventualmente, a levou a ser atriz: “o destino”.

paula-lobo-antunes-599x437-599x437

O adeus ao “amor da sua vida” e o regresso ao trabalho
Foi também esse “destino” que, há pouco mais de um mês lhe levou o grande amor da sua vida, como a própria fazia questão de sublinhar. A atriz perdeu o pai, João Lobo Antunes, vítima de cancro e, embora cabisbaixa, não perdeu o sorriso, o alento que o trabalho lhe traz. De tal forma que quis voltar às gravações pouco tempo depois da fatalidade.

Já com as gravações de “O Sábio” a decorrer, conta com o apoio dos colegas e sobretudo do companheiro Jorge Corrula, recuperando a boa disposição que sempre a caraterizou.

Embrenhada neste novo desafio, afirma que esta “é uma história muito interessante” que ousa misturar “fantasia com realidade”.

Na pele de Carmen Travassos, a sobrinha do escritor António Lobo Antunes irá lidar com o desconhecido que o misticismo muitas vezes impõe. “Eu respeito muito estes temas na medida em que é algo que não é palpável, não é possível ter provas a respeito”, começa por afirmar sublinhando que, na realidade, quer “acreditar que somos nós quem faz o seu próprio destino”.

jmo_4288

A família com que sempre sonhou
A estrela da ficção nacional é uma mulher realizada aos 40 anos. Ao lado de Jorge Corrula, namorado de longa data, criou a família com que sempre sonhou. Pais de Beatriz, de quatro anos, o casal não esconde o desejo de aumentar a família. Um pedido feito pela pequena “há já algum tempo”. “Ela quer um irmão, ou uma irmã”, confessa Paula.

Com o Natal à porta, Paula Lobo Antunes prepara-se para viver esta quadra de forma diferente – uma vez que é a o primeiro que passa sem a presença do pai – mas não menos especial: “A casa já está enfeitada e vamos fazer como todos os anos: o Pai Natal vai aparecer e celebramos todos juntos. Depois teremos com certeza alguns momentos a três. É esta a nossa tradição!”

paula-lobo-antunes-640x640