Atualidade

Operação ‘Natal Tranquilo’ nas estradas a partir de hoje

Tem como objetivos prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

A Operação ‘Natal Tranquilo’ da GNR arranca por todo o país esta sexta-feira, 23 de dezembro, e decorre até ao final da próxima segunda-feira, dia 26.

Será intensificado “o patrulhamento rodoviário para as vias de maior tráfego nesta altura do ano, resultante das deslocações de inúmeras pessoas dos locais de residência habitual para as regiões de origem para a celebração da quadra natalícia”.

Durante a operação serão empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que estarão particularmente atentos às seguintes infrações: falta de habilitação legal para conduzir; condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; incorreta ou não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças; e utilização indevida do telemóvel durante a condução.

A Guarda Nacional Republicana deixa ainda conselhos aos condutores:
– Realize pausas regulares, de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de condução;
– Não ingira bebidas alcoólicas;
– Cumpra os limites de velocidade;
– Utilize dos cintos de segurança em todos os lugares da viatura, com especial atenção ao transporte de crianças que deve ser sempre feito com o sistema de retenção de crianças apropriado;
– Não utilize o telemóvel durante a condução ou realize atividades que desviem a sua atenção da estrada.

Os cidadãos são ainda convidados a juntar-se a esta causa.