Atualidade

Mário Soares recupera a consciência e filho volta ao Facebook

“Já não está inconsciente” e responde a perguntas. Esta foi a última atualização do boletim clínico do antigo Presidente da República, feita esta sexta-feira à tarde.

As notícias são boas, ainda que Mário Soares se vá “manter nos próximos dias na unidade de Cuidados Intensivos” do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, pois “o prognóstico relativo à situação clínica continua reservado”.

Mas dá para perceber que a situação mais complicada já passou, mesmo através das publicações que o filho, João Soares, fez hoje, 16 de dezembro, no Facebook.

O ex-Ministro da Cultura costuma ser muito ativo naquela rede social, onde partilha várias imagens ‘sui generis’ dos locais por onde passa, assim como notícias, opiniões suas e factos históricos.

Desde que o pai está internado, desde a madrugada de 13 de dezembro, João Soares tem postado fotografias do hospital.

Esta sexta-feira, voltou ao seu registo habitual. “Ainda bem que já começa a partilhar fotos antigas” e “Folgo que a situação se recomponha!”, comentaram logo os seguidores.

De acordo com o comunicado lido pelo porta-voz do Hospital Cruz Vermelha, José Barata, “o estado de saúde do presidente regista progressão clínica favorável designadamente ao nível da consciência, já permitindo o contacto verbal direto com resposta compreensiva ainda que incipiente”.

“Se questionado se tem sede diz ‘sim’, se questionado se tem frio responde ‘não’. É esta a situação do presidente Mário Soares”, exemplificou o porta-voz.