Atualidade

Mário Soares começa fisioterapia para sair dos Cuidados Intensivos

O estado de saúde do antigo Presidente da República tem registado melhorias. Mário Soares está internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, desde a madrugada de 13 de dezembro, tendo ficado estes dias nos Cuidados Intensivos.

Agora, como resultado da evolução favorável do seu boletim clínico, tendo inclusive recuperado a consciência, o fundador do PS, de 92 anos, prepara a sua saída da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

O estado clínico de Mário Soares mantém-se estável, apesar de continuar com prognóstico reservado e vigilância contínua.

“O Dr. Mário Soares está estável, mas precisa de ter todos os cuidados nesta situação”, disse o porta-voz do hospital, José Barata, na segunda-feira.

O líder histórico do PS começou ontem de manhã a fazer fisioterapia e treino alimentar, de forma a ter mais autonomia, para poder passar para um quarto da unidade hospitalar.

José Barata adiantou ainda que não é possível prever nesta altura qual o período de permanência de Mário Soares no Hospital da Cruz Vermelha.

No domingo, pensava-se que estava para breve a saída de Soares da UCI.

“O estado de saúde do Presidente Mário Soares mantém-se estacionário e com parâmetros normais. Continua a registar-se uma ligeira melhoria e progressiva do estado de consciência, reconhecendo onde está internado e interagindo relativamente à sua situação”, avançou o porta-voz, acrescentando que Mário Soares “vai manter-se na Unidade de Cuidados Intensivos pelo menos até amanhã” [segunda-feira].

“Significa que, após a avaliação que os médicos fizerem, há uma probabilidade de o presidente Mário Soares vir a sair da UCI e ir para um quarto”, adiantou José Barata.

Desde que foi internado, o antigo Presidente tem recebido várias visitas de figuras ligadas a vários quadrantes da sociedade portuguesa.