Cultura

Lisboa e Palácio Chiado nomeados para Design Awards 2017 da Wallpaper

Já foram revelados os nomeados para os Design Awards 2017 da prestigiada revista Wallpaper e há duas nomeações nacionais.

Lisboa está entre as cinco cidades nomeadas para ‘Melhor Cidade’ e o Palácio Chiado está entre os cinco nomeados para ‘Melhor Novo Restaurante’.

Nas palavras de Duarte Cardoso Pinto, sócio fundador do Palácio Chiado, “Portugal está definitivamente na rota da excelência e ter o Palácio nomeado para uma galardão que é internacionalmente reconhecido faz-nos crer que estamos no bom caminho”, conclui o também director-geral do espaço em comunicado enviado às redações.

Catarina Cabral, arquitecta que decorou o Palácio Chiado, recorda que “o grande desafio passou por propor soluções que não se sobrepusessem à imponência dos detalhes e frescos que compunham cada sala do Palácio”.

A sublinhar esta opinião, a publicação britânica refere que um dos motivos para a nomeação se deve ao Palácio aliar “a grandeza do edifício com recurso a mobiliário discreto em tons suaves”.

Quanto à nomeação de Lisboa, a publicação destaca o grande “programa de regeneração que se estende desde o Terreiro do Paço até à orla da Baixa”, o novo Terminal de Cruzeiros de João Luís Carrilho da Graça e o “novo ícone contemporâneo para a cidade”, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Amanda Levete (MAAT).

Os vencedores dos Design Awards 2017 serão conhecidos a 12 de janeiro, altura em que serão reveladas as escolhas do júri constituído pelos jurados Ronan & Erwan Bouroullec (designers), Laetitia Casta (atriz e modelo), Tom Sachs (artista plástico), Ramdane Touhami (fashion designer) e Amanda Levete (arquiteta).