Atualidade

Jogadores do Besiktas choram os mortos do duplo atentado em Istambul

Tinha acabado de acontecer o jogo entre o Besiktas e o Bursaspor (sendo que os anfitriões venceram por 2-1) e ainda estavam numa conferência de imprensa quando se deu a primeira explosão.

Um carro armadilhado rebentou junto ao estádio do clube de futebol Besiktas, em Istambul, capital turca, no sábado à noite. Pouco depois um bombista suicida provocou nova explosão, num parque próximo do recinto desportivo.

De acordo com o ministro do interior turco, o duplo atentado causou a morte a pelo menos 38 pessoas, incluindo 30 polícias, e ferimentos em 155. Ainda segundo Süleyman Soylu, os autores dos ataques são os separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Entre as vítimas mortais incluem-se dois elementos “da família Besiktas”, informou este domingo o clube na sua conta no Twitter: os funcionários Tunç Uncu e Vefa Karakurdu.

Os jogadores de futebol do clube já mostraram a sua solidariedade.

“Das coisas mais tristes que tem”, escreveu Ricardo Quaresma no Instagram, publicando uma fotografia da explosão junto ao estádio.

André Castro, ex-jogador do FC Porto, salientou que se trata de “mais um dia muito triste neste país e cidade maravilhosa. Os meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas”.

Josué Pesqueira
, antigo futebolista do Porto, colocou uma imagem onde se lê ‘Pray For Istambul’ (Rezem por Istambul).

Vincent Aboubakar, que joga no Besiktas por empréstimo do FC Porto, recorreu às hashtags #istanbul, #PrayForIstanbul, #TerroreHayir, #NoTerrorism e #TerroreHepBirlikteHayir para mostrar o seu choque em relação aos ataques. Pouco depois recordou o seu falecido amigo Tunç Uncu.

O estádio do Besiktas colocou as bandeiras a meia haste e pôs ainda outras bandeiras da Turquia à volta do recinto como forma de mostrar que o “terrorismo nunca irá destruir o espírito, coragem e resiliência do nosso povo”.

Veja o momento exato da primeira explosão, captada por um vídeo amador. Nesse instante, o canal de televisão do Besiktas estava em direto da conferência de imprensa. Pouco depois ocorre a segunda explosão, onde se ouvem também tiros.