Atualidade

Frederico Amaral sente-se realizado a fazer comédia

Tem vindo a crescer como ator num registo que lhe é particularmente querido: a comédia. Integrado num novo projecto – ‘O Sábio’, novela que será exibida à hora de almoço na RTP1 a partir de 2 de janeiro -, Frederico Amaral não podia estar mais satisfeito com o desafio que lhe foi proposto.

O ator dará vida a ‘Rui Domingos’, um bombeiro “muito caricato e engraçado”. “Ele é um tangas. O que gosta mesmo é de estar sentado a ler o jornal e não fazer nenhum”, começa por contar o namorado de Marta Andrino que está “como peixe na água” na criação da nova personagem.

“Eu adoro comédia. É um registo que tem muitas nuances e me permite ‘fazer o que quero'”, explica, lembrando que do “trabalho de casa” faz também parte disfarçar o sotaque açoriano: “É um desafio, um trabalho acrescido porque no dia a dia ando tão à-vontade que me sai naturalmente”.

No entanto, e apesar de visivelmente satisfeito com o seu percurso, Frederico não põe de parte a hipótese de abraçar outro tipo de papéis. “Gostava de fazer um vilão”, afirma, justificando que “um ator tem mostrar versatilidade”.

fredericoamaral

Natal em família, mas longe de casa

À margem da profissão, o açoriano mostra-se um pai orgulhoso e dedicado. Manuel, fruto da relação com a também atriz Marta Andrino, já conta com 15 meses e faz as delícias da família. “Ele está muito engraçado. Já corre tudo, desafia e é muito aventureiro”, conta orgulhoso.

Com o Natal à porta, confessa que não perde a cabeça com presentes para o filho. “Tem de haver algum controlo e ele está na altura de descobrir tudo, por isso não temos de nos preocupar em dar aquele brinquedo”, afirma, lembrando em tom de graça que “quando ele começar a pedir, aí sim, terá de haver um objetivo e ainda mais controlo”.

A quadra natalícia será passada em Lisboa, junto da namorada e do filho, mas longe da terra que o viu nascer. “Estamos com algum trabalho e é complicado ir aos Açores nesta altura. Gostava muito que o Manuel passasse lá o Natal, mas teremos tempo para isso”, afiança.

Embora seja um desejo do casal, dar um irmão ao filho não está planeado para os próximos tempos. “Uma coisa de cada vez. Agora estamos focados em ter a nossa casa, continuar a trabalhar e depois logo se vê”, conclui o ator, garantindo que “mentalmente” ainda falta  “cumprir uma série de etapas”.