Atualidade

Fotos mostram mudança dos Beatles no espaço de sete anos

Foram tiradas, por coincidência, no mesmo dia, mas em anos diferentes. A primeira foi no início da carreira do grupo de Liverpool, Inglaterra, quando ainda tocavam em espaços pequenos. Na segunda, apenas sete anos depois, já eram conhecidos em todo o mundo.

Dia 22 de agosto de 1962. Os Beatles tinham acabado de encontrar o baterista ideal: Ringo Starr. Com alguma experiência de palco, sobretudo na cidade natal, atuaram no bar ‘Cavern Club’ para apresentar a nova formação: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Um fotógrafo que estava no bar imortalizou essa imagem, longe de imaginar que aqueles quatro jovens de Liverpool se viriam a tornar em ícones mundiais.

1a-foto-beatles-1962

Dia 22 de agosto de 1969. Os Beatles já eram aqueles que, quando atuavam, provocavam a histeria nas mulheres. As suas músicas ecoavam pelo mundo e tornavam-se hits instantâneos – e intemporais.

Naquele ano gravavam o disco ‘Abbey Road’. Foi novamente tirada uma fotografia do grupo. Com um aspeto curioso: no mesmo dia que a de 1962.

2a-foto-beatles-1969

As diferenças são muitas. Não só pelo cabelo longo e estilo hippie que John Lennon já tinha, mas sobretudo pelo que conquistaram entretanto.

Pouco depois os Beatles separaram-se. As fotos e o seu legado continuam bem presentes na nossa memória, mesmo quase cinco décadas depois.