Lifestyle

Deixe-se encantar pela magia do Natal nas Aldeias do Xisto

Todos os anos as Aldeias do Xisto vivem a época do Natal de uma forma especial. Nesta altura algumas aldeias beirãs “vestem-se” de branco, com a neve a salpicar a paisagem, a animação de rua é uma constante, as lareiras estão acesas, a mesa posta com os doces da época, os presépios, os concertos de Natal e os enfeites invadem as aldeias… o cenário está pronto para receber uma das épocas mais bonitas do ano no território do xisto!

Nas 27 aldeias que fazem parte da rede Aldeias do Xisto, muitas são as iniciativas e tradições que vão acontecer durante a o Natal e o Ano Novo num contexto de beleza natural, tradições genuínas e produtos regionais. Ora veja:

Madeiro de Natal
É uma das tradições mais antigas da região, que remonta ao tempo dos cultos pagãos, na comemoração do solstício de inverno em que se acendiam enormes fogueiras ao ar livre. Desde então que essa tradição se tem mantido viva pelos jovens rapazes da terra que todos anos vão “à caça” da árvore com a maior raiz para que a mesma sirva de fogueira e se mantenha acesa, ininterruptamente, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro (Dia de Reis) no centro da aldeia. O madeiro serve também de ponto de encontro e confraternização entre as gentes da aldeia que têm por hábito juntar-se na noite da Missa do Galo, ao calor da fogueira, aproveitando para conversar, cantar e manter-se quentes!

presepio-artesanal-em-pasta-de-papel_aldeia-do-xisto

‘Penela Presépio’ pode ser visto de 1 de dezembro a 8 de janeiro
Considerado como um dos maiores eventos de Natal da região e do país, este presépio é inspirado em momentos, locais e personagens que recriam quadros representativos do presépio tradicional português. Magia e muitos momentos de animação, onde não faltará música, espetáculos, sabores e história, é o que pode esperar deste Penela Presépio e das várias iniciativas que o rodeiam: presépio animado no castelo, presépio tradicional do Espinhal, presépio ao vivo, oficinas da fantasia, Mercadinho de Natal, exposição de presépios, ferromodelismo, comboio de Natal e muita animação com malabaristas, dançarinos, mágicos, ilusionistas, atores…

Distribuição Gratuita de Pinheiros de 1 a 20 de dezembro
Para quem quiser fazer a árvore de Natal com pinheiro verdadeiro, em Proença-a-Nova é possível! Estes pinheiros são provenientes de desbastes seletivos efetuados pelas equipas de sapadores florestais. Assim pode ajudar o meio ambiente e viver de forma natural e sustentável!

Exposição ‘O Artefacto’ para ajudar os refugiados, a 10 e 11 de dezembro
A loja Aldeias do Xisto da Benfeita, em Arganil, organiza um evento de apoio aos refugiados, num programa que culminará num leilão de obras de arte, cujas receitas reverterão para apoio aos refugiados. A comunidade de habitantes da Benfeita, composta por muitos estrangeiros radicados nas imediações desta aldeia, vai assim contribuir com os seus próprios trabalhos que depois serão leiloados. A juntar a tudo isto, ainda haverá música, gastronomia, workshops, terapias alternativas, massagens, entre outros.

15174595_10208402054357937_821739097_n

De 16 a 18 de dezembro: Capinha Aldeia Natal
Inserida na iniciativa “Natal no Fundão”, a capinha irá transformar-se em Aldeia Natal, com a realização de diversas iniciativas relacionadas com os sabores, os sons e as tradições da quadra natalícia. Neste evento salientam-se os contos de Natal, animação de rua, Missa do Galo, o Madeiro Tradicional, a Casa do Pai Natal, Histórias de Natal e o Jardim Mágico.

Feira de Natal e da Filhó, em Proença-a-Nova, a 17 e 18 de dezembro

Com uma área de jogos com o Pai Natal e pinguins, haverá muita diversão para os mais pequenos: workshops para ensinar a fazer bolachas ou enfeites natalícios, contos de Natal e desenhos para ilustrar, animação com um palhaço peculiar e música, e muitas outras atividades.

gastronomia-natalicia-filho_aldeias-do-xisto

De 17 a 20 de dezembro, ‘Pampilhosa da Serra Inspira Natal’

Este evento reunirá, durante quatro dias, no centro da vila, muitas e variadas atividades que preencherão um programa a não perder!

‘Concerto de Natal’ a não perder, entre 10 e 18 de dezembro, e ‘Concertos de Reis’, a 7 e 8 de janeiro

Com estes concertos pretende-se reviver a magia do Natal ao som da Sociedade Filarmónica Oleirense.