Saúde & bem-estar

Aproveitar a vida é a receita da longevidade

A receita para uma vida feliz, saudável e longa? Aproveite a vida.

Segundo um novo estudo da University College de Londres, publicado recentemente no jornal científico BMJ, pessoas que aproveitam consistentemente a vida correm menor risco de morte.

Os ingredientes para uma vida longa incluem sentimentos de prazer e satisfação com a vida.

No estudo, os pesquisadores investigaram se uma maior satisfação com a vida teria algum impacto na longevidade. Os resultados mostraram que sim. Para chegar a essa conclusão, pediram que 9.365 pessoas com, em média, 63 anos, respondessem a um questionário com perguntas sobre bem-estar e satisfação com a vida.

Os questionários foram aplicados três vezes, durante um período de seis anos. Para medir o prazer e satisfação dos voluntários com a vida, os participantes avaliaram as seguintes afirmações numa escala zero a quatro: “Eu gosto das coisas que eu faço;” “Gosto de estar na companhia de outros;” “Olho para trás com uma sensação da felicidade;” “Eu sinto-me cheio de energia.”

Os participantes que responderam “nunca ou raramente” a cada uma das quatro afirmações foram classificadas como não tendo prazer. Indivíduos que responderam com “às vezes ou muitas vezes” para cada uma das quatro declarações foram categorizados como tendo alto prazer.

Ao longo dos seis anos de acompanhamento, 1.310 pessoas morreram. Os resultados mostraram que maiores níveis de satisfação com a vida foram associados a um menor risco de morte. Quase 25% dos participantes não tinham nenhum prazer na vida. Cerca de 20% disseram ter prazer em uma das afirmações, 22% em duas e 34% em três.