Atualidade

Afinal quando e onde nasceu Jesus?

É a boa e velha questão que surge, especialmente, nesta época. Sabe-se que Jesus não nasceu a 25 de dezembro e suspeita-se que nem foi há 2016 anos. Mas então porque comemoramos o Natal nesse dia? Em que ano é que nasceu? E terá sido mesmo em Belém?

Vamos por partes.

O Solstício de Inverno, ou seja a noite mais longa do ano, era celebrado pelos romanos na noite de 24 de dezembro. Tratava-se da principal festa religiosa daquele povo.

Os Evangelhos – de Lucas e de Mateus – afirmam que Jesus veio ao mundo no final do reinado de Herodes, o Grande, que morreu no ano 4 A.C. Portanto o nascimento teria ocorrido entre os anos 6 e 4 antes de Cristo.

Mas por um erro de cálculo da Idade Média, a era cristã começou, pelo menos, quatro anos depois do suposto.

Isso e a diferença de calendários adotados por judeus e romanos, na altura, também não ajudou.

Até o local de nascimento é contestado por alguns estudiosos (nomeadamente o teólogo americano John Dominic Crossan e o arqueólogo israelense Aviram Oshri). Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém.

Belém, que fica na Judeia, é citada nos Evangelhos de Lucas e Mateus, mas os especialistas dizem haver indicações de que teria nascido na Galileia, onde começou a pregar.

O facto de ambos os Evangelhos situarem o nascimento em Belém é visto como uma tentativa de associar Jesus à profecia de Miqueias, que dizia que o Messias esperado pelos judeus nasceria naquela cidade.

Dúvidas ou não, o que é certo é que a noite de 24 de dezembro é celebrada um pouco por todo o mundo. Com ou sem conotação religiosa para alguns, mas sempre ligada aos afetos e à família.

Em nome de toda a equipa da Move Notícias: Tenha umas Festas Felizes!