Cultura

20 anos de Porto Património Mundial leva festa à Invicta

Ao meio-dia desta segunda-feira, os sinos da cidade do Porto – desde os Clérigos, à Sé e às igrejas centenárias de São Francisco, Misericórdia, São João Novo, São José das Taipas, São Nicolau e Nossa Senhora da Vitória -, fizeram-se ouvir durante 20 minutos assinalando as duas décadas da consagração do centro histórico do Porto como Património Mundial, pela UNESCO.

Num dia festivo para a cidade, as comemorações organizadas pela Câmara do Porto irão ter lugar, a partir das 17h00, no tabuleiro inferior da Ponte D. Luiz I, com um espetáculo de dança acrobática, seguido da inauguração da instalação de luz ‘Luiz’, inspirada no risco da ponte classificada pela UNESCO, e que poderá ser apreciada pelo público diariamente, a partir das 17h30, até domingo.

Pelas 17h30, Rui Moreira inaugura ainda o projeto ‘Alumia’, iniciativa que iluminará até julho de 2017 seis espaços da Baixa, com partida do Jardim da Cordoaria, passagem pelo Largo do Amor de Perdição, Clérigos, Largo dos Lóios, Estação de São bento e bairro da Sé.

Ainda hoje, ao final da tarde, na Biblioteca do Seminário Maior, será lançado o livro “Porto Património Mundial/20 anos/20 imagens”, que conta com registos do centro histórico captadas pelo olhar de 20 fotógrafos e textos do geógrafo Álvaro Domingos, do historiador Gaspar Martins Pereira e do jornalista do ‘Público’, Manuel Carvalho, e que será precedido de um debate sobre o valor universal das cidades Património Mundial e seus desafios.

Para terminar, às 22h, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, receberá o concerto cinematográfico Al-Mu’tamid, Poeta Rei do Al Andaluz, considerado o mais notável poeta ibero-árabe do século XI, com reinterpretações de músicos portugueses, espanhóis e marroquinos.