Atualidade

Web Summit já arrancou em Lisboa e promete cativar mais de 53 mil pessoas

É a primeira vez que a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa sai da Irlanda. E o local escolhido foi Lisboa.

A capital portuguesa encheu-se de milhares de pessoas logo no primeiro dia do evento, esta segunda-feira. Até ao seu encerramento, dia 10 de novembro, são esperadas mais de 53 mil pessoas na Feira Internacional de Lisboa (FIL) e no MEO Arena.

E o que é a Web Summit? É uma conferência aberta a qualquer pessoa que queira participar, seja empreendedor, investidor, estudante, profissional de qualquer área, português ou estrangeiro.

E uma oportunidade de startups (empresas no seu início), escolhidas pela organização “como as mais promissoras”, poderem mostrar o seu produto. Ou seja, um ótimo evento para se trocar contactos e revelarem o que valem.

Quando nasceu em Dublin, capital irlandesa, em 2010, juntou pessoas da comunidade tecnológica local. O sucesso foi tanto que até obrigou, este ano, a sair daquela cidade para outra com mais capacidade para acolher tantas pessoas.

Lisboa, Paris e Amesterdão mostraram interesse em receber a Web Summit e Portugal, na altura liderado pelo governo de Pedro Passos Coelho, levou “a melhor” sobre a concorrência.

No total vão ser feitas 21 conferências que juntam nomes importantes da comunidade tecnológica mundial e que visam debater temas como música, indústria automóvel, tecnologia financeira, saúde na era digital, marketing e robótica, entre outros.

No entanto, logo na abertura, não houve wi-fi para os participantes. O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho foi um dos convidados, ao atual chefe de Governo António Costa subiu ao palco e o antigo ‘líder’ do país Durão Barroso foi vaiado pelo público quando participava numa conferência, onde falou das eleições americanas.

A adesão do público está a ser tal que 3 mil pessoas tiveram de ficar à porta do MEO Arena por não conseguirem chegar a tempo.

Se quiser acompanhar a Web Summit, pode fazê-lo em direto através do evento criado no Facebook, neste link.