Atualidade

Visita dos reis de Espanha pára cidade do Porto

Estarão na Invicta na próxima segunda e terça-feira, 28 e 29, e a cidade já está a postos para a receção de Felipe VI e Letizia.

Os reis de Espanha serão recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa numa sessão solene nos Paços do Concelho do Porto, no primeiro dia da visita, seguindo-se um jantar de Estado no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

No segundo dia o programa é bem mais alargado: uma visita à coleção Miró na Fundação Serralves e à Universidade do Porto, para conhecerem o Parque de Ciência e Tecnologia e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde; um almoço com empresários no Palácio da Bolsa, a convite do autarca Rui Moreira; e à tarde, Letizia e Felipe rumam a Lisboa, onde serão recebidos na Câmara Municipal. O jantar será oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades.

Marcelo reis Espanha5

A agenda vai obrigar ao reforço do policiamento e ao corte de trânsito na baixa do Porto, especialmente na Avenida dos Aliados.

Segundo o Comando Metropolitano do Porto da PSP, o aumento do número de agentes destacados para garantir a segurança nesta visita de Estado notar-se-à “especialmente nas zonas onde decorrerão os eventos, mas também em toda a área relevante sem prejuízo da segurança geral”.

Num comunicado enviado à comunicação social, a Polícia especifica o que se irá passar nesses dias.

“Carros Patrulha, Pelotões Operacionais, Equipas de Intervenção e Fiscalização Policial, Equipas da Divisão de Trânsito, Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI), Divisão de Investigação
Criminal e Unidade Especial de Polícia” estarão nas ruas a assegurar que tudo decorra da melhor forma.

Toda a Avenida dos Aliados, onde se situa a Câmara Municipal, estará encerrada ao trânsito automóvel entre as 08h30 e as 13h00 de segunda-feira.

As várias ruas adjacentes aos Aliados estarão condicionadas. É o caso de: rua de Camões com a rua Gonçalo Cristóvão; rua do Almada com a rua Alferes Malheiro; rua Dr. Ricardo Jorge com a rua Clube dos Fenianos; Campo Mártires da Pátria com rua dos Clérigos; rua dos Clérigos com rua das Carmelitas; rua das Fontainhas (a obrigar a virar à direita na rua Rodrigues de Freitas); avenida Rodrigues de Freitas com rua D. João IV; rua Augusto Rosa com rua General Sousa Dias; praça dos Poveiros com rua de Passos Manuel; praça D. João I com rua Sá da Bandeira.

A visita de Felipe e Letizia termina quarta-feira, dia em que serão recebidos pelo primeiro-ministro no Palácio de São Bento e farão uma visita à Assembleia da República para participarem numa sessão solene em sua honra. Também irão visitar a Fundação Champalimaud e participar numa receção à comunidade espanhola na Embaixada de Espanha.

O casal fez a sua primeira visita oficial a Portugal em julho de 2014, já como regentes do trono espanhol.