Saúde & bem-estar

Uso de ténis almofadados para correr aumenta risco de lesão

Já foi provado que a rapidez com que a força atua quando os pés dos corredores atingem o chão – ou seja, o impacto – pode influenciar o risco de lesões.

Tendo isto em conta, um grupo de investigadores da Universidade de Exeter comparou a rapidez com que a força atua quando os pés dos corredores atingem o chão com o tipo de ténis que utilizam.

Depois de avaliarem 29 corredores descobriram que as taxas de impacto eram significativamente mais baixas nos corredores que usavam os chamados ténis simples comparativamente com os que usavam ténis de corrida.

Como reporta o Daily Mail, a principal investigadora Hannah Rice afirma que “muitas pessoas usam a corrida como um meio de reduzir o risco de doenças crónicas, mas tipicamente cerca de três quartos dos corredores ficam feridos num ano”.

De acordo com este estudo, publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, correr com ténis almofadados faz com que os corredores tenham tendência para pousar os pés sobre o calcanhar, aumentando o impacto e o risco de lesões, enquanto quem usa ténis simples tende a aterrar sobre a parte frontal do pé, onde o impacto é menor.

Os investigadores destacam que habituar-se a correr com o antepé em sapatos com menos amortecimento promove uma ‘aterragem’ do pé na corrida com menos carga, o que é benéfico para a redução do risco de lesões.