Tozé Santos e Sá

Advogado

UM REINO À PARTE!

Iniciamos uma nova era! Quando lhes tocar a eles, cai o Carmo e a Trindade! Agora riem-se como se tivessem feito algo que prestigiasse o seu nome.

As famílias já na podiam ir ao futebol pelo perigo que isso se tornou, mas a partir de agora também não podem ir os amigos nem os casais, desde que um deles não seja do clube da casa.

Este domingo, no norte, foi proibida a entrada a todos os que não fossem do clube da casa, ainda que com bilhete ou convite válido e para a zona que compraram.

As autoridades enganaram e mentiram, retendo e mandando todos para uma zona, prometendo que entrariam mais tarde, sabendo de antemão que tal não iria acontecer. Depois já se sabe, uns sabem vestir a farda que usam, enquanto outros não são dignos dela. Empurraram, agrediram, provocaram, mandaram as pessoas para o curral… Tanto herói fardado em grupo!

Pior, mandaram pessoas para dentro de um estádio garantindo ser seguro, não o sendo, porque de imediato foram corridas pelos adeptos locais, com total passividade de quem deveria garantir a paz pública dentro e fora do recinto.

Os tais heróis de há pouco que fecham os olhos agora…

Atiraram centenas de pessoas para o meio da rua, desprotegidas e sujeitas a agressões de grupos, recusando-se a proteger os cidadãos à saída. Andam aos desmandos de instituições, em vez de cumprir a lei. Não respeitam quem lhes paga o ordenado.

Compra-se legitimamente um bilhete para se ver um espetáculo e o promotor decide proibir a entrada porque se usa uma cor diferente. Muitos veem, poucos falam. Os jornalistas sabem e não têm coragem de denunciar, preocupados apenas com um fugitivo, o tal que dá baile aos ditos heróis há umas semanas.

Sabemos que estas coisas sempre existiram e existirão enquanto existir a estupidez humana. Este fim de semana não ajudou. Talvez se tenha iniciado mais uma guerra que vai atirar gente pacífica para fora do futebol, ficando apenas os outros… Ninguém quer saber, impera o medo e a subserviência.

Vou ali, tirar um apontamento, até terça!