Atualidade

Sofia Ribeiro: “A minha vida começou no dia em que fiquei doente!”

Fez ontem, 24 de novembro, precisamente um ano que Sofia Ribeiro tornava pública a sua luta contra o cancro da mama, “a notícia mais avassaladora” da sua vida.

Doze meses volvidos, a atriz voltou a “falar” sobre essa fase mais negra da sua vida mas que, em retrospetiva, lhe trouxe tanto de bom.

“Um ano depois é incrível, a fluidez da vida de alternar momentos bons e maus encanta-me cada vez mais…”, começou por escrever Sofia na sua página de Facebook crente que “se não fosse o cancro provavelmente não tinha conhecido tanta gente generosa, tanta história inspiradora e com certeza nunca me tinha sentido tão amada como hoje”.

Relembrando que “partilhar foi uma forma de relativizar o meu problema, porque conheci tantos outros e tantos tão mais graves que o meu”, a jovem sublinhou ainda a percepção que a doença lhe deu de não ter “controle sobre nada”: “É assustador mas a vida se tornar-se mais leve e surpreendente um ano depois, é mágico”.

“Vencer o cancro a meu ver, não é muitas vezes, necessariamente curar-se dele mas superá-lo. É aceitar o panorama que temos, abraçar nossa ‘biografia’ com a parte bonita e com a feia também. É digerir a informação que somos mortais, frágeis e colocar o cancro no lugar dele. De preferência bem guardado como um momento difícil mas de enorme aprendizagem. Tentando não deixar contaminar a energia do presente”, escreveu ainda num longo testemunho, sublinhando, em tom de balanço, que “a minha vida começou no dia em que fiquei doente!”

Confiante no que aí vem, Sofia Ribeiro garante que o seu “maior projeto [para o futuro] é manter-me saudável e feliz até ao fim dela, da minha vida. Seja amanhã ou daqui a 100 anos. Quem já passou por um cancro sabe o quanto pode ser bem mais prazeroso viver um dia de cada vez…”

“Grata. Mil vezes grata”, acrescentou, finalizando com um “conselho”: “Se a morte é inexplicável então que a vida, esta, a única que temos, seja cheia de sentido!”

Recorde-se que a cara da TVI, de 32 anos, descobriu a doença depois de exames de rotina. A luta, da qual acabou por sair vencedora, durou nove longos e duros meses, durante os quais partilhou com os seus fãs as suas rotinas e os tratamentos a que foi submetida.