Atualidade

Sismos fortes e alerta de tsunami abalam Nova Zelândia e Argentina

Os terramotos ocorreram este domingo, com poucas horas de diferença.

O maior foi o sismo de 7.8 na escala de Richter que abalou a Nova Zelândia e obrigou a ser lançado um alerta de tsunami em toda a costa leste, incluindo Christchurch – provavelmente a zona mais afetada pelo abalo, segundo relatos oficiais-, Wellington e as ilhas Chatham.

Há, pelo menos, um morto a confirmar. Segundo a polícia neozelandesa trata-se de uma pessoa que perdeu a vida em Christchurch, mas não se sabem ainda mais pormenores.

O jornal ‘Herald’ noticia um segundo morto, sendo que este foi vítima de ataque cardíaco. Há ainda um desaparecido, várias estruturas danificadas e deslizamento de terras.

Os meios de socorro ainda estão a chegar aos locais, sendo que a Proteção Civil da Nova Zelândia já admitiu no Twitter não ter forma de responder a todos os apelos nem de fazer um balanço.

Já a polícia estava a tentar chegar a uma propriedade isolada, a 150 quilómetros a norte de Christchurch, “onde se acredita que haja uma fatalidade”.

O ministro da Defesa Civil, Gerry Brownlee, disse que havia relatos de mais mortes na cidade costeira de Kaikoura, mas ainda sem mais detalhes.

O tremor de terra deu-se às 00h02 de segunda-feira, hora local, menos 13 horas em Lisboa, de acordo com o departamento geológico dos Estados Unidos, que coloca o epicentro a 90 quilómetros a norte de Christchurch. A mesma cidade que foi devastada por um tremor de terra, que matou 185 pessoas, em 2011.

Este foi o “som assustador” de alerta de tsunami, conforme referem alguns utilizadores do Twitter:

Precisamente no lado oposto do oceano Atlântico, foi sentido um sismo de 6,2 na escala de Richter na costa noroeste da Argentina, pouco depois das 18h00 (hora portuguesa).

Segundo o ‘The Independent’, não há ainda registo de danos materiais ou de vítimas. O epicentro registou-se na província de La Rioja, cidade próxima da fronteira com o Chile.

Fotos e vídeos: Twitter