Saúde & bem-estar

Salada embalada aumenta o risco de intoxicação alimentar

Ovo e peixe crus, quando contaminados, possuem quantidades altas de salmonela, uma bactéria conhecida por causar intoxicação alimentar. Geralmente, nos restaurantes, o grande receio é em relação a esses ingredientes. Agora, uma nova pesquisa aponta um outro alimento ao qual devemos ficar atentos: a salada vendida em pacote.

De acordo com o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, os líquidos libertados a partir dos cortes das folhas dos legumes permitem que a salmonela cresça na água, mesmo quando esta é refrigerada. O resultado surpreendeu os cientistas, já que a bactéria tem uma temperatura preferencial de proliferação de 37 graus Celsius.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram folhas cortadas de alface, espinafre e rúcula, geralmente vendidas embaladas nos supermercados. Após a refrigeração por cinco dias — o tempo de armazenamento típico desse tipo de produtos –, a quantidade de salmonela tinha-se multiplicado em 2400 vezes.

Os cientistas perceberam também que o líquido libertado fez com que a salmonela se “colasse” nas folhas da salada e mesmo depois de serem lavadas em água corrente, aqueles produtos ainda não eram seguros para o consumo.

Os pesquisadores ressalvaram que os resultados não devem desencorajar o consumo desse tipo de salada. O alerta é para redobrar o cuidado. Ou seja, os consumidores devem evitar comprar pacotes com folhas mistas, que tenham líquido visível. Além disso, o alimento deve ser sempre armazenado no frigorífico e consumido o mais rápido possível depois de aberto.