Atualidade

Restaurantes do Grande Porto “não alimentam” a violência doméstica

Trata-se de uma iniciativa da Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM), em conjunto com mulheres vítimas de violência doméstica.

Entre os próximos dias 27 de novembro e 4 de dezembro decorre a campanha “Não alimente a violência”, que consiste em angariar fundos e sensibilizar a sociedade para a problemática da violência doméstica.

Diversos restaurantes do Grande Porto vão aderir à campanha. Cada estabelecimento terá vouchers explicativos da campanha, bem como uma pequena caixa acrílica, na qual poderão ser depositados os donativos, sendo estes no valor de um euro.

“Não alimente a violência” surge assim em novembro, identificado como o mês contra a violência doméstica, de forma a aumentar a consciencialização sobre o tema.

violencia-domestica-campanha-restaurantes-porto

“A violência doméstica manifesta-se inicialmente com comportamentos e atitudes de controlo e domínio, passando mais tarde a instalar-se o designado ciclo da violência onde as vítimas estão sujeitas às mais variadas formas de maus tratos, podendo culminar numa situação dramática”, explica a presidente da ADDIM, Carla Mansilha Branco.

A imagem escolhida para a campanha é de pratos partidos, uns mais do que outros, que simboliza o aumento, muitas vezes silencioso, da violência.

“Esses pratos e as várias formas como se apresentam, desde lascados, a partidos e completamente estilhaçados ilustram bem o complexo flagelo social que é a violência doméstica”, esclarece.

Confira aqui a lista dos restaurantes aderentes:
Restaurante Oficina (Rua Miguel Bombarda, Porto)
Restaurante DOP (Largo S. Domingos, Porto)
Restaurante DOC (Estrada Nacional 222, Folgosa, Armamar)
Casa de Chá da Boa Nova (Av. da Liberdade, Leça da Palmeira, Matosinhos),
Restaurante Pedro Lemos (R. do Padre Luís Cabral, Porto)
Wish Restaurante & Sushi (Largo da Igreja da Foz, Porto)
Flow Restaurante & Bar (Rua da Conceição, Porto)
Restaurante Camafeu (Pç. Carlos Alberto, Porto)
Mendi – Restaurante Indiano (Av. da Boavista, Porto)
Jóia da Coroa (Rua das Flores, Porto)
Restaurante D’Oliva (R. Brito e Cunha, Matosinhos)
Bull’s – Restaurante de Rodízio (R. Brito e Cunha, Matosinhos)
BH Foz – Restaurante – Bar (Av. do Brasil, Porto)
A Marisqueira de Matosinhos (R. Roberto Ivens, Matosinhos)