Atualidade

Reis de Espanha já estão no Porto para visita de Estado

Chegaram ao aeroporto do Porto esta manhã, onde tiveram uma receção com honras militares. Os reis de Espanha começam esta segunda-feira a visita de Estado de três dias ao nosso país e o Porto, primeira paragem do programa oficial, preparou-se a rigor.

Felipe VI e Letizia vieram de avião, sendo escoltados por duas aeronaves F16. Já em terra esse apoio chega através de 120 militares portugueses das três academias: Escola Naval; Academia de Alunos da Escola Militar e Academia de Alunos da Força Aérea.

Os regentes do trono espanhol chegaram à Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados num Rolls Royce presidencial, que pertencia ao almirante Américo Tomás, com apenas 10 minutos de atraso ao que estava estipulado na agenda.

A Escolta de Honra e Cavalo da GNR escoltou os reis, com recurso a 27 motas, um jipe e cavalos lusitanos. A música esteve a cargo dos 60 elementos da banda da Guarda Nacional Republicana.

Vários populares, muitos dos quais espanhóis, saudaram o casal real durante a volta de carro que fizeram pela Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados até parar na Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Primeiro ouviu-se o hino espanhol, tendo sido dada uma salva de 21 tiros a cada dois segundos, e depois o hino português.

O chefe de Estado português encaminhou os reis para o interior dos Paços do Concelho, onde aguardava o autarca Rui Moreira, assim como outras personalidades, para a sessão solene, que decorre desde as 12h00.

Veja aqui as fotografias iniciais desta visita:

Fotos: Casa Real espanhola