Atualidade

Reis de Espanha de palácio em palácio no 2º dia da visita

Começaram o dia desta terça-feira num programa mais virado para a investigação e a tecnologia, tendo almoçado no Palácio da Bolsa, na Associação Comercial do Porto.

O segundo dia da visita de Estado dos reis de Espanha a Portugal termina noutro Palácio, das Necessidades, e noutra cidade: Lisboa.

O almoço oferecido por Rui Moreira, autarca da cidade do Porto a Letizia e Felipe decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, e contou com a presença do Presidente da República, do presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho e de 180 empresários portugueses e espanhóis.

Os monarcas chegaram às 12h35 e acenaram, sorridentes, a alguns curiosos que os aguardavam. Pelas 14h30 já estavam no avião rumo a Lisboa, onde foram recebidos na Câmara Municipal pouco depois das 16h30.

O edil da capital, Fernando Medina, e Felipe VI discursaram, salientando a união dos dois países e o facto de Lisboa se candidatar a capital ibérica da cultura. O rei voltou a falar algumas frases em português, tal como já o tinha feito nos dois discursos anteriores (na Câmara do Porto e no jantar de gala em Guimarães).

Alunos que frequentam o ensino básico da capital tiveram a oportunidade de oferecer aos regentes da coroa espanhola trabalhos que realizaram. A fadista Cuca Roseta encerrou a sessão solene de boas-vindas com a interpretação de dois fados.

A agenda do dia 2 desta visita termina com um jantar no Palácio das Necessidades, oferecido pelo Primeiro-Ministro António Costa.

Veja as fotos do almoço dos reis de Espanha No Palácio da Bolsa:

Fotos: Lusa