Atualidade

Rainha Letizia troca a tiara por condecoração portuguesa

A monarca espanhola usou, no primeiro dia da visita de Estado em Portugal, esta segunda-feira, dois vestidos que já tinha usado noutras ocasiões.

No jantar de gala em Guimarães, o vestido de Carolina Herrera que a rainha já tinha usado em 2014 teve um adereço diferente.

Há dois anos levou uma tiara – afinal tratava-se do seu primeiro jantar de Estado como rainha de Espanha -, mas em Portugal preferiu levar a condecoração da Cruz da Ordem de Cristo.

Segundo a página de internet da Presidência da República dedicada às Ordens Honoríficas Portuguesas, trata-se do mais alto grau (existem apenas cinco) da distinção: Grã-Cruz.

É composta pela banda, de seda vermelha posta a tiracolo, tendo pendente sobre o laço o distintivo, e pela placa dourada em raios, tendo ao centro um círculo de esmalte branco carregado da cruz da Ordem, perfilado de ouro e circundado de um festão de louro de ouro.

O look da mulher do rei Felipe contou ainda com uns brincos de diamantes, presente dos reis eméritos Juan Carlos e Sofía; com um alfinete de peito que tinha dois corações; uma das suas pulseiras favoritas art déco da Cartier, em ouro branco e diamantes, inspirado nas colunas gregas e que, supostamente, pertence à mãe de Felipe e ainda uma clutch de Felipe Varela.

A Cruz da Ordem de Cristo é a figura simbólica que caracteriza a Ordem dos Cavaleiros de Cristo de Portugal. Esta instituição honorífica de tipo religioso e militar foi criada pelo Rei D. Dinis em 1319.

Foi entretanto convertida em Ordem Honorífica e até hoje continua assim. É frequentemente concedida em Visitas Parlamentares de Estado, sobretudo aos cônjuges e, ocasionalmente, aos próprios chefes de Estado. O que foi este caso. Veja as fotos:

Fotos: Lusa e MoveNotícias