Atualidade

Rainha de Inglaterra moderniza o Palácio de Buckingham para os herdeiros

É um dos edifícios mais emblemáticos de Londres e, quiçá, do mundo. Centenário, é a residência oficial da Rainha de Inglaterra e um dos pontos turísticos de referência.

Agora a monarca Isabel II, de 90 anos, quer garantir que o Palácio de Buckingham acompanha os tempos e se modernize.

O espaço vai ser alvo de uma requalificação profunda, que irá custar 369 milhões de libras (427 milhões de euros) e só estará concluída no espaço de dez anos.

O que significa que ou a rainha terá uma longevidade como a sua mãe – que morreu com 102 anos – ou então apenas os herdeiros da coroa é que irão desfrutar destas mudanças.

Será a primeira renovação que o edifício – construído em 1703 e residência dos reis britânicos desde 1837 – sofre no espaço de 60 anos.

As obras vão arrancar em abril de 2017, mas não vão obrigar a Rainha a mudar-se, nem o seu marido, o duque de Edimburgo, com 95 anos.

De acordo com o porta-voz do Palácio, a família real vai continuar a viver ali, a receber visitas de Estado e a organizar outros eventos.

palacio-de-buckingham

“Eles terão que mudar de quarto e estão totalmente de acordo. A Rainha conhece o Palácio melhor do que ninguém, tendo vivido aqui toda a sua vida. Ela está completamente disposta e contente em mudar-se”, disse um oficial sénior da rainha à revista ‘HELLO!’.

“A Rainha, o Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales e outros membros da família estão plenamente conscientes do que está a acontecer. Eles estão totalmente solidários. O Príncipe de Gales tem um particular interesse em relação à questão ambiental de tudo isto”, adiantou.

O objetivo é deixar o palácio moderno, nomeadamente em relação à canalização e eletricidade, de forma a que não seja necessário fazer obras até 2067. Até porque especialistas consideravam ser demasiado grande o risco de incêndio e inundações, com estas infra-estruturas obsoletas.

Também se pretende melhorar o acesso do público e deixar o espaço mais eficiente a nível energético para as 426 pessoas que ali trabalham, incluindo a família real.

O trabalho será feito ala a ala, até porque Buckingham tem 775 divisões.